Ilustração
Ilustração

Rio Grande do Sul - O Rio Grande do Sul está sob alerta para a formação de um ciclone extratropical nesta terça-feira, 9. Conforme a MetSul Meteorologia, o fenômeno se forma no Oeste e avança para o Leste do território gaúcho ao longo do dia.

A MetSul Meteorologia alerta para chuva forte a intensa, com acumulados de 50 a 100 mm em muitas cidades, elevando o risco de alagamentos, enxurradas e inundações.

Temporais isolados, como os registrados ontem na Serra, podem se repetir, trazendo vendavais e granizo. O vento se intensifica, com rajadas fortes a muito fortes no Sul e Leste do estado. A temperatura também cai em comparação aos últimos dias, com máxima de 24°C em Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana.

A pressão atmosférica despenca para valores atipicamente baixos, abaixo de 1000 hPa, e há previsão de chuva em todas as regiões.

A chuva localmente intensa e os temporais isolados, que começaram nesta segunda-feira com a baixa pressão, se repetem nesta terça-feira no RS e em outros estados do Sul e Centro do Brasil.

O dia mais crítico será quarta-feira, com o ciclone rente à costa gaúcha. Ventos ciclônicos, soprando por muitas horas, terão rajadas de 60 a 90 km/h na maior parte do estado. No Sul e Leste, as rajadas podem atingir 80 a 100 km/h, com possibilidade de 100 a 130 km/h em áreas isoladas, incluindo o litoral, a Lagoa dos Patos e arredores.

Em Porto Alegre, a maioria dos bairros terá rajadas entre 70 e 90 km/h, podendo ser mais fortes em pontos com topografia diferenciada (prédios e morros). Mais ao Sul da capital e próximo ao Guaíba, o vento pode chegar a 100-120 km/h nesta quarta-feira.

A MetSul alerta para queda de árvores e postes, destelhamentos, danos estruturais e falta de energia elétrica em cidade com maior incidência de vento no Sul e Leste gaúcho.

Defesa Civil emite alerta

A Defesa Civil emitiu nesta segunda-feira um alerta para as condições de tempo no Rio Grande do Sul para os próximos dias. A atuação do ciclone extratropical favorece chuva forte a localmente volumosa e rajadas intensas de vento, além de temporais isolados com queda de granizo entre terça e quarta-feira.

A tendência é que, na quinta-feira, 11, o ciclone se desloque gradualmente para alto mar, mas ainda favoreça rajadas de vento entre 60 e 80 km/h no extremo Nordeste e no Litoral Norte, perdendo intensidade ao longo do dia. O mar segue agitado na costa e com ressaca. O tempo segue instável em algumas áreas, porém, sem transtornos associados aos volumes de chuva.

Fonte: Correio do Povo