Serviços

Cadastro Único interrompe atendimentos por 12 dias para troca de sistema em Caxias do Sul

A Fundação de Assistência Social (FAS) informa que, a partir da próxima quarta-feira (05), o Cadastro Único suspenderá provisoriamente os atendimentos em Caxias do Sul, que voltarão a partir do dia 17.

A suspensão por 12 dias, é em razão da migração do Sistema de Cadastro Único (Versão 7), operado pela Caixa Econômica Federal, que será substituído por um novo sistema que passará a funcionar no Portal de Gestão do Cadastro Único, operado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

O período de inatividade é necessário para permitir a realização das capacitações do novo sistema, bem como na efetivação dos procedimentos para a transição.

Segundo Rafael Zucco, Diretor de Gestão de Benefícios Assistenciais e Transferência de Rendas da Fundação de Assistência Social (FAS) responsável pela operacionalização do Cadastro Único em Caxias do Sul, as mudanças trarão mais agilidade no atendimento e farão com que as informações dos cadastros sejam mais precisas e condizentes com a realidade.

“O novo sistema de Cadastro Único passará por mudanças. A reforma é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e trará mais segurança, eficiência no combate às fraudes, maior integração com outras bases de dados do Governo Federal, agilidade e otimização dos processos de atualização cadastral e no atendimento ao cidadão”, afirma Zucco.

Outra mudança e que dará mais transparência com a reforma, é quando o operador do Sistema de Cadastro Único for preencher o campo com o CPF da pessoa inscrita, serão processadas automaticamente informações de diferentes bases do Governo Federal, como a de óbitos e nascimentos, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Receita Federal, Previdência Social.

 “Se a pessoa já estiver recebendo, por exemplo, aposentadoria ou seguro-desemprego, tem contrato formal de trabalho e não informou isso quando fez o cadastro, com esse novo sistema essas informações aparecerão. Todas essas mudanças, então, tornarão mais difíceis as fraudes ou as tentativas de omitir informações”, complementa Zucco.

Mesmo nesse período em que novos lançamentos não poderão ser feitos, a equipe manterá as visitas para cadastramento ou a atualização nos domicílios, e também para apurar a veracidade das informações prestadas quando o cadastro foi feito, garantindo o direito aos benefícios sociais de quem realmente necessitar.

Diego Pereira

Recent Posts

Como evitar manchas ao limpar espelhos

Espelhos limpos têm o poder de transformar qualquer ambiente. Eles ampliam a luz, dão sensação…

16 minutos ago

Um terço dos adultos apresentam sobrepeso entre os atendidos na Atenção Primária no RS

Dado é uma das novidades apresentadas pelo Observatório do Câncer da Secretaria da Saúde

29 minutos ago

Dicas práticas para aproveitar cada canto de um espaço pequeno

A sensação de viver ou trabalhar em um espaço pequeno pode ser desafiadora à primeira…

51 minutos ago

Chikungunya: Confirmado segundo óbito no Estado

Os dois óbitos por Chikungunya foram registrados na cidade de Carazinho, no norte do Rio…

59 minutos ago

3 problemas que travam o crescimento do coentro e como resolver

Quem cultiva coentro em casa espera ver folhas fresquinhas e aromáticas prontas para o tempero…

1 hora ago

5 sinais de que sua dracena está sofrendo e como reverter

A dracena é uma planta que transmite imponência, elegância e, quando bem cuidada, uma beleza…

1 hora ago

This website uses cookies.