Seminário do Simecs, em Caxias, orienta empresários sobre a Rota 2030

0
174

Com o objetivo de orientar as empresas do seu segmento sobre a forma de participação no programa “Rota 2030”, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico – SIMECS, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e turismo do RS, realizará nesta quinta-feira (13) às 9h, importante Seminário sobre o tema.

O evento denominado “Perspectivas e Oportunidades do Rota 2030 para a Cadeia Automotiva” promete lotar o auditório do SIMECS e contará com a participação de renomados palestrantes. A abertura será feita pelo presidente da entidade, Reomar Slaviero.

O primeiro tema será: Desafios e oportunidades do Programa Rota 2030 e terá a apresentação de Francisco Tripodi, Sócio-Diretor da Pieracciani Consultoria. O segundo tema será sobre: Veículos Híbridos, Cenário e Perspectivas. A apresentação ficará por conta de Thiago Sugahara, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Toyota do Brasil. Após, acontecerá painel de discussão e perguntas com a participação de Ricardo Zomer, Coordenador Programa ROTA 2030, Ministério da Economia (via Skype); Francisco Tripodi, Pieracciani e Thiago Sugahara, Toyota. O painel terá como moderadora, Maria Paula Merlotti, coordenadora Assessoria Técnica da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS.

O Programa Rota 2030 Mobilidade e Logística trata dos benefícios tributário impostos ao setor automotivo, bem como das condições necessárias para a venda de veículos no país e do regime tributário para os componentes de peças não fabricados nacionalmente. Inicialmente, a Rota 2030 foi aprovada como Medida Provisória publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de Julho de 1028, mediante a aprovação definitiva pelo Congresso Nacional ocorrida em dezembro de 2018 sob a Lei 13.755/18, com duração de 15 anos.

Desde o dia 1 de dezembro de 2019, todos os automóveis leves tem obrigação de fornecer os dados anuais de sua eficiência energética de acordo com o Inmetro, incluindo emissão e consumo. A partir de 1 de agosto de 2023 a mesma regra será válida para os veículos pesados. A partir de 1 de janeiro de 2020 todos os veículos tem que oferecer dados sobre os dispositivos de segurança e padrão de equipamentos. As metas de eficiência energética estabelecidas pelo Inovar-Auto em 2012 permanecem vigentes até 2022: redução mínima de consumo de 12,08%.

SERVIÇO:

– Evento: Perspectivas e Oportunidades do Rota 2030 para a Cadeia Automotiva

– Data: 13 de junho 2019 (quinta-feira)

– Horário: Das 9:00 às 11h:30min.

– Local: Auditório do SIMECS

– Público: Empresas associadas e representadas pelo SIMECS

– Inscrições: Junto ao SIMECS, fone (54) 3228.1855

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY