Trânsito

Município abre licitação para criação de ciclofaixa entre parques de Caxias do Sul

Foi aberta licitação para contratação de empresa que irá executar de uma ciclofaixa ligando os bairros São Pelegrino e Exposição, em Caxias do Sul. O projeto compreende um trajeto de 1.821 metros de extensão, 2,5 metros de largura, com mão dupla, sendo 1,25 para cada lado, além de tachões de sinalização, em todo o comprimento da ciclofaixa.

A construção envolve preparação e nivelamento do solo, com pavimentação de alguns trechos, sinalização e pintura na cor vermelha, conforme a orientação da sinalização cicloviária do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Em entrevista, o secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Elizandro Fiuza, explica que serão conectados pelas vias alguns dos principais parques de Caxias. A faixa começa pelo Parque Cinquentenário que se conectará, por meio das ciclofaixas, até a Praça do Trem/Praça das Feiras, nas ruas Teixeira Mendes, Cremona, Guerino Bianco. Ao sair da Praça das Feiras, o ciclista, então, vai poder pedalar pelas ruas Feijó Júnior, Doutor Augusto Pestana, Marechal Floriano até o Parque dos Macaquinhos, no cruzamento das ruas Doutor Montaury e da Vindima. A partir daí, vai até a Praça Monteiro Lobato, na Maesa , pela Alfredo Chaves, Carlos Giesen, Pedro Tomasi e Plácido de Castro.

Ele ressalta que com isso se dá início às determinações do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias).

“Tornando já real para, principalmente, aqueles que são apaixonados pelo ciclismo e também trazendo uma nova mobilidade para as pessoas que gostariam, às vezes, de poder ir no seu percurso para o trabalho, para casa, para algum lazer, enfim, poder fazer o uso dessas ciclovias”, defende o secretário.

A previsão orçamentária da ciclofaixa é de R$ 730.768,40, recurso proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessôa (PT).

Segundo dados apresentados pelo secretário, há mais de 350 mil automóveis emplacados em Caxias do Sul, de diferentes tipos, impactando no fluxo urbano. A construção de ciclofaixas pode influenciar na distribuição de vagas de estacionamento, reduzindo-as, mas o número ainda é impreciso, já que em algumas vias existe a não retirada de nenhum estacionamento.

Demais ações

A Secretaria de Trânsito também promoveu, na última semana, a instalação de placas para sinalização vertical e pintura do meio-fio e de faixas de travessia para pedestres nos bairros Cristo Redentor, Cruzeiro, Exposição, Marechal Floriano, Mattioda, Panazzolo, Pio X, Planalto, Rio Branco, Salgado Filho, São Pelegrino, São Victor Cohab, Santa Lúcia e Século XX. Dentre as ações, os colaboradores revitalizaram toda a sinalização viária no entorno do Fórum (Poder Judiciário).

Cláudia Palhano

Recent Posts

6 benefícios e como usar o óleo de coco em cabelos secos e quebradiços

Veja como o óleo de coco recupera cabelos secos e quebradiços com hidratação, brilho e…

19 minutos ago

Domingo, na Serra, terá sol e sensação de calor durante a tarde

No decorrer do dia, especialmente da tarde para a noite, nuvens altas do tipo Cirrus…

1 hora ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 04 de maio

Hoje é o Dia Internacional do BombeiroO santo do dia é São José Maria Rúbio.…

2 horas ago

Mensagem do dia: Despertar da vida

É importante perceber que o despertar da vida depende de você

2 horas ago

Ala cirista do PDT quer independência do governo, após saída de Lupi

Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…

8 horas ago

Polícia investiga caso de homem que filmou banho de alunas em universidade de Novo Hamburgo

O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias

9 horas ago

This website uses cookies.