Foto: Unidade Móvel/Grupo RSCOM
Trabalhadores indígenas contratados por intermediários para a safra da uva foram encontrados em condições precárias de alojamento no bairro Municipal, em Bento Gonçalves. A situação foi identificada nesta quarta-feira (5) durante uma ação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o acompanhamento da prefeitura.
Um dos trabalhadores, de 29 anos, natural de Faxinalzinho, relatou a reportagem que o grupo de dez pessoas dividia um espaço pequeno, onde alguns dormiam no chão. Eles haviam chegado à cidade há poucos dias e receberiam R$ 150 por dia, com alimentação fornecida. Segundo ele, antes mesmo de começarem a trabalhar, houve um desentendimento entre trabalhadores e contratantes.
Após denunciarem a situação à Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), os trabalhadores foram ouvidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e encaminhados temporariamente a uma Casa de Passagem.
Em nota, a Prefeitura de Bento Gonçalves afirmou que tem intensificado a fiscalização de pensões e alojamentos para garantir o cumprimento das normas técnicas e legais, evitando o uso irregular desses espaços por empresas terceirizadas. A Secretaria segue auxiliando no encaminhamento dos trabalhadores. Não há informações de pessoas detidas até o momento.
Leia também: Nove trabalhadores são resgatados em Flores da Cunha em condições análogas à escravidão
A tarde desta terça foi marcada por dois acidentes em sequência na RSC-453 (Rota do…
Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…
Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…
O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…
O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…
As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…
This website uses cookies.