Segurança

PRF realiza operação para combater fraudes no uso de ARLA 32 na Serra Gaúcha

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai desencadear, no fim deste mês de abril, uma operação especial para combater fraudes envolvendo o ARLA 32 na Serra Gaúcha. A iniciativa, conduzida pela 06ª Delegacia da PRF com sede em Bento Gonçalves, terá reforço de efetivo e foco em pontos estratégicos da região.

O objetivo é identificar e punir irregularidades como a venda de ARLA 32 adulterado, o uso de ureia agrícola no lugar da ureia automotiva — prática ilegal e danosa — e a instalação de emuladores para burlar o sistema de controle de emissões em veículos a diesel.

“A fraude no uso do ARLA 32 não é apenas um crime ambiental, mas também uma prática de concorrência desleal que prejudica empresas sérias e honestas”, afirma o PRF Vettorato, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização.

“Além disso, a emissão descontrolada de poluentes afeta diretamente a qualidade do ar que respiramos e a saúde da nossa população. A PRF está atenta a essa situação e não medirá esforços para coibir essas práticas em nossa região.”

Durante a operação, os agentes utilizarão testes rápidos e equipamentos de alta tecnologia para verificar a qualidade do aditivo e a integridade dos sistemas de controle de emissões dos veículos. Irregularidades encontradas poderão resultar em multas e responsabilização criminal.

A PRF reforça seu compromisso com a segurança viária e a preservação ambiental e orienta a população a denunciar, de forma anônima, possíveis fraudes pelo telefone 191.

Sobre o ARLA 32

O ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) é uma solução composta por 32,5% de ureia em água desmineralizada, utilizada em veículos a diesel com sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx). Injetado no sistema de escape, o ARLA 32 transforma os NOx em nitrogênio e vapor d’água, contribuindo para a diminuição da poluição e o cumprimento de normas ambientais, como o PROCONVE P-7 no Brasil.

É um líquido transparente, incolor, inodoro, não tóxico, não inflamável e não explosivo. Seu consumo médio representa cerca de 5% do volume de diesel utilizado e deve ser armazenado em tanques específicos, conforme orientações do fabricante. Pode ser adquirido em postos de combustíveis, oficinas especializadas, revendedores de produtos químicos e concessionárias.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Após caso confirmado de dengue, fumacê será realizado em Farroupilha

Ação, que ocorre nesta quarta (23) no bairro Monte Verde, visa eliminar os possíveis mosquitos…

24 minutos ago

Inscrições para curso gratuito de robótica encerram na quinta-feira (22) em Caxias do Sul

O curso oferecido pela Escola do Amanhã é de Robótica e Protótipos Mecatrônicos, com duração…

59 minutos ago

Câmara aprova aumento para médicos e novos cargos na administração de Bento Gonçalves

Reajuste eleva salário de clínicos gerais; revisão geral dos servidores está em pauta. Foi aprovada…

1 hora ago

Vídeo: incêndio destrói pavilhão de empresa no bairro São José, em Caxias do Sul

Não houve feridos. Incêndio teria iniciado por conta de um curto-circuito em uma cabine de…

2 horas ago

Eduardo Leite afirma estar preparado para disputar a presidência do Brasil em 2026

Governador gaúcho também se diz "inconformado com a atual polarização política no país"

2 horas ago

Com ação em Caxias do Sul, Dia Mundial do Livro é celebrado nesta quarta-feira (23)

Em Caxias do Sul, inicia a Campanha Troca-Troca de Livros do Sesc/RS e a segunda edição…

3 horas ago

This website uses cookies.