Fotos: Robinho/Grupo RSCOM
Fotos: Robinho/Grupo RSCOM

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul realizou nesta terça-feira (2), a 183ª edição da Operação Desmanche. A ação resultou na prisão de um homem de 66 anos por receptação qualificada de cabos de energia furtados da RGE, em Caxias do Sul. O suspeito foi detido dentro de um estabelecimento comercial no bairro Reolon, com participação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul na força-tarefa coordenada pelo Estado. A operação também contou com Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias e Detran/RS, mobilizando 22 servidores da segurança pública.

No local, foram apreendidas cerca de 10 toneladas de sucatas automotivas e recolhidos 117 quilos de cabos de alumínio. Veículos e alvarás passaram por vistoria e diversas carcaças e peças automotivas foram destinadas para destruição. O preso tem antecedentes por furtos e, após os procedimentos legais, foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

O estabelecimento fiscalizado recebeu uma notificação do Corpo de Bombeiros Militar e foi interditado. Além disso, o Comando Ambiental da Brigada Militar lavrou um termo circunstanciado por ausência de licença ambiental.

Criada em 2016, a Operação Desmanche é uma iniciativa permanente da Secretaria da Segurança Pública para combater o comércio irregular de peças de origem suspeita e reduzir crimes que envolvem veículos no Rio Grande do Sul.

Informações sobre atividades irregulares podem ser repassadas de forma anônima pelo telefone 181 ou pelo formulário no site Denúncia Digital 181. A DRACO de Caxias do Sul também recebe denúncias pelo telefone 54 98432 9312, com garantia de sigilo.