Categories: Polícia

Empresário alerta donos de lojas de material de construção sobre golpe

Um conhecido empresário, construtor de Bento Gonçalves está sentindo na pele os incômodos de ter seus dados cadastrais roubados e utilizados por estelionatários. O construtor relata que há cerca de um ano vem se incomodando, dando explicações aos fornecedores, além de ter registrado mais de 12 boletins de ocorrências. Os estelionatários utilizam dados cadastrais, como: Cnpj, endereço e o logotipo da empresa, além de utilizar o nome do próprio construtor (se passando por ele), os mesmos vêm fazendo compras em lojas de materiais de construção da região. “Eles começaram em Bento e Garibaldi no ano passado, mais ou menos por esta época e depois pararam, e agora passaram a comprar novamente em lojas de municípios vizinhos, como: Carlos Barbosa, Pinto Bandeira, Veranópolis, Nova Prata, Guaporé e Antônio Prado. A preferência é pela aquisição de material elétrico e tintas”.

O construtor, que prefere preservar sua identidade para evitar prejuízo ainda maior do que ao que já está submetido, está sendo ouvido esta semana na delegacia de polícia que vai tentar barrar os golpes. Em média cada compra feita gira com valores entre cinco a oito mil reais.

Os estelionatários utilizam para o golpe a rede social whatsapp e inclusive criaram um e-mail no qual usam o nome da construtora e a mesma logotipia da empresa. Toda a conversa e encomenda de materiais é realizada por telefone e por escrito através do whats. Normalmente eles propõem que o pagamento seja feito em sete dias, não despertando suspeita dos comerciantes. “No início eram freteiros que faziam a retirada do material, agora vimos pelas câmeras de segurança um mesmo homem entrando nas lojas e buscando o material”, relata o construtor, que só toma conhecimento do golpe quando recebe aviso de protesto por falta de pagamento de compras que sua empresa nunca realizou.

“Temos indícios fortes de que os estelionatários são de Farroupilha. Alguns deles até já foram presos, mas o golpe continuou sendo praticado por comparsas”, conta o empresário. O golpe fica favorecido porque a empresa tem cadastro limpo, sem qualquer restrição creditícia.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

4 horas ago

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

4 horas ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

4 horas ago

Você sabe por que as capivaras estão invadindo os bairros urbanos?

Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…

5 horas ago

O que nunca fazer se um morcego entrar na sua casa à noite

É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…

5 horas ago

Saldo de empregos no RS em três meses supera todo ano de 2024

A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades

5 horas ago

This website uses cookies.