
Caxias do Sul - Um disparo de arma de fogo dentro do Colégio São Carlos, na área central de Caxias do Sul, provocou uma grande mobilização da Brigada Militar e de equipes de resgate no fim da manhã desta sexta-feira (14). O tiro atingiu um estudante de 15 anos, aluno do primeiro ano do Ensino Médio. Informações extraoficiais indicam que ele teria levado uma arma para a escola. Ele teve uma autolesão na barriga.
Policiais do 12º BPM chegaram rapidamente ao colégio e garantiram a segurança de alunos, professores e funcionários. O disparo foi efetuado dentro da sala de aula. Mesmo ferido, ele permaneceu consciente e foi socorrido em estado estável ao Hospital da Unimed.
Investigação
O episódio é classificado “como um caso isolado, sem relação com o cotidiano da escola ou com qualquer ameaça”. Não houve riscos adicionais ao ambiente escolar. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) conduz a investigação. A direção do Colégio São Carlos informou por meio de nota oficial que prestou os primeiros socorros e acompanha o estudante e seus familiares, a quem dá todo o apoio neste momento.
Nota da Escola:
Caxias do Sul, 14 de novembro de 2025.
NOTA PARA IMPRENSA
A direção do Colégio São Carlos confirma que, após uma ocorrência em nossas dependências na manhã desta sexta-feira (14), um estudante da instituição foi encaminhado para atendimento médico. A escola prestou os primeiros socorros, e acompanha o estudante e seus familiares, a quem dá todo o apoio neste momento.
É importante ressaltar que o ocorrido foi um fato isolado e que não há risco para outros estudantes. Os profissionais da instituição estão sempre atentos à comunidade escolar, buscando garantir um ambiente acolhedor, seguro e protegido para todos.
Em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outras informações que possam expor o estudante não serão divulgadas.
Nota da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente:
Na data de 14/11/2025, por volta das 10h30 min, a Polícia Civil recebeu a informação de que um aluno de uma escola central teria se auto lesionado na região da barriga, dentro da sala de aula.
A arma do fato foi apreendida e o aluno socorrido, não temos informações de seu estado no momento.
Não houve ameaças em face de outros alunos ou professores, o aluno, efetuava uma prova quando os demais alunos e a professora escutaram um barulho, em seguida verificaram que o aluno teria o ferimento.
A Polícia Civil, através da DPCA apreendeu o celular da vítima e irá apurar as circunstâncias do fato. Foram realizados alguns depoimentos de testemunhas e da professora no decorrer desta sexta-feira.
Não há outras vítimas.
A Polícia aguarda laudos periciais e irá proceder uma investigação para apurar os motivos do ato.
Delegada Aline Martinelli.