CRIME

Polícia já tem suspeitos para assassinato de vereadora no RS

A possibilidade de latrocínio está praticamente descartada, já que todos os pertences de Elisane foram encontrados no veículo

MPRS denuncia mandante e executor do homicídio de vereadora em Formigueiro. Foto Reprodução Site Câmara Municipal de Formigueiro/RS.
MPRS denuncia mandante e executor do homicídio de vereadora em Formigueiro. Foto Reprodução Site Câmara Municipal de Formigueiro/RS.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a morte da vereadora Elisane Rodrigues dos Santos, e já tem suspeitos identificados e não descarta nenhuma motivação. O fato ocorreu em Formigueiro, na Região Central do RS. A vítima foi encontrada sem vida na manhã do dia 17 de junho, em uma estrada rural de Formigueiro, na Região Central do estado.

O corpo apresentava diversos ferimentos por arma branca, incluindo múltiplos golpes no tronco e um corte profundo no pescoço. Ele foi localizado ao lado do veículo da parlamentar, que estava estacionado no local.

De acordo com o delegado responsável pela apuração, Antonio Firmino de Freitas Neto, indícios apontam que a agressão pode ter começado dentro do carro, onde foram encontrados vestígios de sangue no para-brisas e nos bancos.

A ausência de câmeras na área dificulta a análise inicial, mas a investigação já trabalha com nomes suspeitos e não exclui nenhuma hipótese para a motivação do crime.

A autoridade policial também informou que diligências foram iniciadas e perícias adicionais serão realizadas. Reforços da Delegacia Regional de Santa Maria foram enviados a Formigueiro para apoiar os trabalhos locais.

Segundo o delegado, foram solicitadas medidas cautelares ao Judiciário para aprofundar as investigações. A principal linha de investigação considera que o crime foi premeditado por pessoas próximas à vítima. A possibilidade de latrocínio está praticamente descartada, já que todos os pertences de Elisane foram encontrados no veículo.

Na noite anterior ao crime, a vereadora participou normalmente de uma sessão na Câmara Municipal. Aos 49 anos, ela era a única mulher entre os nove parlamentares da cidade.

Técnica de enfermagem e filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), Elisane era conhecida por sua atuação em pautas sociais, especialmente em defesa das comunidades Quilombolas e dos direitos das mulheres.

Sua morte teve grande repercussão entre representantes políticos e movimentos sociais. A prefeitura de Formigueiro decretou luto oficial de três dias. Em março deste ano, Elisane havia sido uma das homenageadas com o Prêmio Mulheres de Luta 2025, concedido pela Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento à sua trajetória pública voltada para causas sociais.

Colegas de partido manifestaram-se após o ocorrido. A vereadora Helen Cabral (PT), de Santa Maria, destacou o compromisso de Elisane com a ética e com pautas sociais. Viviane, parlamentar do PT de Vitória da Conquista, mencionou a simbologia da figura de Elisane na luta diária por direitos e justiça.

Marina Callegaro, procuradora especial da Mulher e coordenadora da Força-Tarefa de Combate aos Feminicídios da Região Central do estado, também se pronunciou, ressaltando a relevância da presença de Elisane na política e seu enfrentamento às barreiras impostas às mulheres nesse espaço.

O corpo da vereadora foi encaminhado para Santa Maria, onde passa por exame pericial. As autoridades seguem trabalhando na coleta de provas e depoimentos para esclarecer as circunstâncias do crime.

Nota de pesar da prefeitura

“A Prefeitura Municipal de Formigueiro manifesta, com profundo pesar, o falecimento da vereadora e servidora Elisane Rodrigues dos Santos, ocorrido na manhã desta terça-feira, 17 de junho.

Com atuação como vereadora e servidora pública, Elisane Rodrigues dos Santos foi uma representante das mulheres na Câmara Municipal. Deixa registrada sua contribuição ao município, marcada pelo trabalho e dedicação à comunidade de Formigueiro.

Neste momento de dor, expressamos nossos sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, colegas de trabalho, à Câmara de Vereadores e a toda a comunidade formigueirense.

Em respeito e homenagem à vereadora Elisane, a Prefeitura decreta três dias de luto oficial no município.

Que Deus conforte o coração de todos.”

Nota do PT

“A Bancada do PT na Câmara presta solidariedade e sentimentos à família da vereadora Elisane Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores, da cidade de Formigueiro (RS).

A vereadora foi brutalmente assassinada na manhã desta terça-feira (17). Elisane era a única mulher eleita na Câmara Municipal de Formigueiro, eleita em 2024 para seu primeiro mandato pelo PT, Elisane foi uma voz firme e comprometida com a defesa dos direitos sociais, da causa Quilombola, da saúde pública, da justiça social e do diálogo.

Técnica de Enfermagem e Auxiliar de Análises Clínicas, atuava no hospital local com o mesmo cuidado com que se dedicava à política: com escuta, ação e coragem.

Sua morte não pode ser naturalizada.