Uma queda de 87,5% nos crimes de latrocínio no Estado foi registrada no mês de março em comparação com o mesmo período do ano passado, ou seja, uma redução de 8 para 1. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (08) em balanço da Secretária Estadual da Segurança Pública.
Na prática, significa também o registro do menor número para o período em toda série histórica, desde 2002. Em relação ao primeiro trimestre do ano comparado com os três primeiros meses de 2019, a queda foi de 33,3% – de 21 para 14 casos.
Numa avaliação da Chefe de Polícia, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, o Programa RS Seguro é um dos principais responsáveis pela melhora nos índices criminais. A investida do governo tem como alvo os 18 municípios mais violentos do Estado, onde órgãos da segurança pública recebem investimentos diferenciados e realizam ações para combater o avanço da violência. “A Capital, que é uma das cidades que integra o grupo, registrou 1 roubo seguido de morte desde o início do ano até março”, pontua ela. “O fato ocorrido em fevereiro fez o trimestre fechar em queda de 50% no número de casos comparado ao mesmo período do ano passado”, conclui.
Outros municípios que integram o grupo, como Caxias do Sul e Pelotas, com 2 e 1 casos, respectivamente, em março de 2019, zeraram a prática desse crime em março de 2020.
Outros crimes
Mas a queda não foi apenas para latrocínio. Roubos a pedestres reduziram 20% em março desse ano em todo o Rio Grande do Sul – de 4.115 para 3.294. Só na Capital foi de 18%, com 1.824 casos em 2019 e 1.497 em 2020.
Roubo de veículos, por outro lado, diminuiu de 957 para 858 em todo o Estado no mesmo mês. Porto Alegre representa 75 das quase 100 a menos. “As medidas de restrição de circulação de pessoas em função do Coronavírus ajudaram, mesmo que só nos últimos dias do mês, a reduzir esses números”, reflete Nadine.
Melhora nos índices também foi registrada nos crimes de homicídio, quando analisado o primeiro trimestre do ano. Na comparação com o mesmo período de 2019, a queda foi de 12,5%. Só em março, no entanto, o número permaneceu estável – de 146 pessoas assassinadas em 2019, para 145 em 2020. Casos de feminicídios também não apresentaram mudanças, com 11 casos em cada ano analisado.
Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…
A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio
Dos R$ 20 milhões utilizados para recuperação da cidade, mais de R$ 10 milhões são…
O serviço já soma 990 atendimentos neste primeiro ano de atuação na cidade
Jogo marcou a estreia do técnico Júnior Rocha no comando grená
Foram sorteados os prêmios da Quina, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena e a Super Sete
This website uses cookies.