Justiça

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Servidores públicos de Bento Gonçalves escaparam de um pesado desconto salarial. Uma decisão liminar da Justiça suspendeu a cobrança integral de contribuições sindicais retroativas a cinco anos — de 2013 a 2017. A medida, que seria aplicada de uma só vez nos contracheques de abril, foi determinada a partir de ação movida pela Federação dos Sindicatos dos Servidores Municipais do Estado do Rio Grande do Sul (FESISMERS).

A cobrança, feita sem aviso prévio, gerou revolta. O próprio sindicato que representa os servidores do município, o Sindiserp-BG, afirmou que não foi comunicado pela Prefeitura nem teve a chance de se manifestar antes da tentativa de desconto.

“Não tomamos conhecimento da ação e fomos surpreendidos pela tentativa de desconto de até cinco anos em uma única parcela. O município sequer comunicou o sindicato ou os servidores, o que poderia e deveria ter sido feito”, criticou Neilene Lunelli, presidente do Sindiserp-BG.

LEIA TAMBÉM: Servidores municipais de Bento Gonçalves protestam por valorização e denunciam falta de diálogo com Prefeitura

Forma da cobrança é alvo de crítica

Embora a origem da cobrança tenha respaldo em decisão judicial com trânsito em julgado, o juiz responsável avaliou que a forma de execução não respeita princípios legais e constitucionais.

“A imposição de desconto em parcela única, de valores acumulados de vários anos, não é razoável, podendo ocasionar prejuízo irreparável à subsistência dos trabalhadores”, destacou o magistrado.

O que determina a liminar

A decisão judicial traz três determinações principais:

  • Suspensão imediata do desconto integral em folha;
  • Prazo de cinco dias para que a Prefeitura e a entidade sindical autora da ação se manifestem sobre a viabilidade do parcelamento;
  • Resguardo ao mínimo existencial, ou seja, garantia de que o cumprimento da decisão não comprometa as condições básicas de vida dos servidores.

Próximos passos

Com a liminar em vigor, o Sindiserp-BG acompanhará as próximas etapas, buscando uma solução que evite prejuízos aos trabalhadores. A entidade reforça que não possui vínculo com a federação que ajuizou a cobrança e continuará atuando contra medidas que considera desproporcionais ou injustas.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Acidente na Rota do Sol deixa um ferido e trânsito lento em Caxias do Sul

Colisão no quilômetro 78 da ERS-122, envolveu um Ford Fiesta que acabou ficando prensado entre…

56 minutos ago

Museu da FEB em Caxias do Sul é fechado temporariamente após tentativa de roubo

A medida foi adotada em decorrência da tentativa de roubo ocorrida no último domingo (27)…

1 hora ago

Três homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Caxias do Sul

As ações da Brigada Militar foram realizadas na tarde de terça-feira (29) nos bairros Pio…

2 horas ago

Caxias define programação de viagem para enfrentar o Figueirense

Última atividade com portões abertos acontece nesta quarta-feira (30)

2 horas ago

Juventude marca jogo-treino diante do Glória para observar reservas

Equipe de Fábio Matias já voltou aos treinos após derrota para o Internacional

2 horas ago

Grêmio enfrenta o CSA pela Copa do Brasil com mudança na lateral direita

João Pedro deve retomar espaço no time titular de Mano Menezes

2 horas ago

This website uses cookies.