Segurança

Feminicídios caem pelo segundo ano seguido no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul registrou queda na taxa de feminicídios pelo segundo ano consecutivo. Em 2024, foram 72 vítimas no estado, uma redução de 15,3% em relação ao ano anterior. A taxa passou de 1,5 para 1,2 mortes por 100 mil mulheres, abaixo da média mundial estimada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 1,3 por 100 mil.

Os dados integram o estudo “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Gênero”, divulgado na sexta-feira (7) pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). O levantamento, produzido desde 2019 pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG), foi elaborado neste ano pelos pesquisadores Mariana Lisboa Pessoa, Gabriele dos Anjos e Guilherme Xavier Sobrinho.

O relatório analisa indicadores do estado no cumprimento das metas da ONU para igualdade de gênero, abordando temas como violência contra a mulher, participação feminina na política, mercado de trabalho e saúde reprodutiva. A queda nos feminicídios pode estar relacionada a políticas de prevenção, como o monitoramento eletrônico de agressores, segundo a pesquisa.

O levantamento também aponta uma redução nas denúncias de violência contra mulheres registradas pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. No Brasil, foram 111.573 notificações em 2024, uma queda de 3% em relação a 2023. No Rio Grande do Sul, foram 5.655 denúncias, representando uma redução de 2,7%.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Mensagem do dia: Quem decide por mim?

Um colunista conta uma história em que acompanhava um amigo à uma banca de jornais...

18 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 30 de abril

Hoje é o Dia Internacional do JazzO santo do dia é São José Benedito Cotolengo.…

18 minutos ago

4 segredos para manter a cinerária florida por mais tempo em casa

]Ela parece delicada, quase frágil, como se cada florzinha pudesse desaparecer com o primeiro vento…

5 horas ago

Truque com casca de laranja para afastar formigas da cozinha naturalmente

Quem nunca deixou um pedaço de bolo sobre a mesa por alguns minutos e, ao…

5 horas ago

5 sinais de que sua moreia precisa de poda e solo drenado

Ela tem folhas finas como fitas de cetim e flores delicadas que dançam ao vento.…

5 horas ago

Como cultivar ora-pro-nóbis em vasos com 6 dicas que funcionam mesmo no calor

Ela é resistente, nutritiva, cheia de história e está voltando com tudo para hortas urbanas.…

5 horas ago

This website uses cookies.