Saúde

Visando informar e conscientizar, palestras sobre doenças raras serão realizadas em Caxias do Sul

Visando conscientizar e informar a sociedade, na próxima sexta-feira (28) é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras. Após aprovação de legislação, pela primeira vez a data terá atividades em Caxias do Sul.

Um encontro comemorativo e informativo será realizado no Plenário da Câmara de Vereadores. Na sexta haverá palestras com especialistas sobre o assunto. O evento ocorrerá das 9h às 12h. Além disso, haverá gravação de um podcast sobre o tema.

Mãe do Alexandre, de 9 anos, portador da síndrome de Dravet, Alexsandra Pohren relata a falta de terapias e medicamentos que não são obtidos nem através de judicialização. Ela luta diariamente por mais espaço e apoio sobre o assunto junto a sociedade.

“Vidas raras importam, nós precisamos de ajuda, pois cada dia estão nos tirando o direito de vida dos nosso raros. A maioria dos casos é degenerativo e coloca em risco a vida. Não tem amparo nenhum ou quando tem é muito pouco e raro. Precisamos deixar de ser invisíveis perante a sociedade e aos poderes púbicos”, afirma.

Ela informa que as síndromes de microdeleção 9q.21.13 e de Dandy walker, Erro genético SCN2A e Syngap1 são exemplos de enfermidades que constam em uma extensa lista de doenças consideradas raras. Ainda de acordo com Alexsandra, uma audiência pública deve ser marcada sobre o tema a nível estadual.

Nesta quarta-feira (26), Alexsandra participou da audiência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) em busca de apoio e mais espaço sobre o tema. De acordo com o fundador da Casa dos Raros, Roberto Giugliani, o estado tem entre 600 e 700 mil gaúchos com doenças raras, das mais de sete mil conhecidas.

Durante esta semana, alguns pontos da cidade estão iluminados com as cores azul claro, rosa e verde, com o intuito de despertar a população caxiense sobre o tema. Entre os locais estão a Igreja São Pelegrino e 5° Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias do Sul (CBMRS). De forma paralela, uma Associação das Doenças Raras também está sendo aberta no município.

Diego Pereira

Recent Posts

Caxias do Sul terá Passe Livre no transporte público no Dia do Trabalhador

A gratuidade será válida para toda a frota de ônibus de Caxias do Sul no…

9 minutos ago

Neblina intensa causa acidente na estrada que liga Bento Gonçalves a Pinto Bandeira

Acidente ocorreu no entroncamento da VRS-855 com as estradas para o Barracão e Caminhos de…

48 minutos ago

Motociclista fica ferido em colisão com carro na Perimetral, em Caxias do Sul

Vítima foi atendida pelo SAMU e encaminhada ao hospital; motorista do carro não sofreu ferimentos

1 hora ago

Fenakiwi de Farroupilha divulga programação completa e ingressos antecipados a R$ 10

Organização espera receber mais de 100 mil visitantes entre 03 a 20 de julho, nos…

2 horas ago

Zagueiro lesionado se aproxima de retorno aos treinos do Internacional

Gabriel Mercado ainda não atuou em 2025

2 horas ago

Caxias apresenta o técnico Júnior Rocha

Profissional destacou qualidade do elenco grená

2 horas ago

This website uses cookies.