IRREGULAR

Governo determina retirada de duas marcas de azeite do mercado após denúncias

Anvisa identificou inconsistências nos rótulos e outras infrações

Governo determina retirada de duas marcas de azeite do mercado após denúncias Governo determina retirada de duas marcas de azeite do mercado após denúncias Governo determina retirada de duas marcas de azeite do mercado após denúncias Governo determina retirada de duas marcas de azeite do mercado após denúncias
Governo determina retirada de duas marcas de azeite do mercado após irregularidades. Foto: Divulgação/Ideme.
Governo determina retirada de duas marcas de azeite do mercado após irregularidades. Foto: Divulgação/Ideme.

O governo federal suspendeu a comercialização, fabricação, distribuição, importação e divulgação de duas marcas de azeite de oliva. A medida foi tomada em decisão publicada nesta terça-feira (20), após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apontar que os produtos têm origem desconhecida ou não comprovada.

As marcas afetadas pela decisão são Alonso e Quintas D’Oliveira. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou inconsistências nos rótulos e outras infrações, conforme divulgado no Diário Oficial da União.

Irregularidades e Suspensão das Marcas de Azeite

Um dos principais problemas encontrados foi a presença, nas embalagens, de informações sobre uma empresa responsável pelo envase dos produtos que não possui CNPJ registrado na base da Receita Federal, segundo a Anvisa.

Além disso, a medida se baseia na violação de diversas normas legais, o que reforçou a determinação de retirada imediata desses produtos do mercado.