Rafael da Silva Carvalho/Divulgação
Rafael da Silva Carvalho/Divulgação

Caxias do Sul - Caxias do Sul vai ampliar a estrutura da rede de atenção à saúde mental com a criação de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, que funcionará 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. A unidade, chamada CAPS Integração, será instalada no bairro Sagrada Família e contará com cinco leitos de acolhimento noturno para atender pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

A licitação para construção do serviço foi publicada nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial do Município. O investimento total será de R$ 4 milhões, sendo R$ 2,57 milhões provenientes do Ministério da Saúde e o restante como contrapartida do Município. A previsão é de que as propostas sejam abertas até 30 de outubro.

Segundo a diretora da Rede de Atenção Psicossocial, Marina Guerra, a transformação do CAPS Integração em tipo III vai ampliar a oferta de cuidados e reduzir a necessidade de internações psiquiátricas.

“A qualificação de um dos CAPS tipo II para tipo III amplia a oferta de cuidados, potencializando o atendimento contínuo e evitando novas internações. O serviço contará com cinco leitos para acolhimento noturno”, afirma.

Marina destaca ainda a urgência da ampliação diante do aumento da demanda por atendimento em saúde mental.

“Percebemos um adoecimento crescente da população e, com isso, mais procura pelos serviços. O novo CAPS III vai ampliar o cuidado à comunidade caxiense. Temos pressa para que esse projeto saia do papel e se torne realidade”, reforça.

Novo CAPS III em Caxias do Sul

O secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, ressalta que o novo equipamento reforça o compromisso da gestão com a atenção psicossocial e o atendimento integral à população em vulnerabilidade.

“A saúde mental atinge cerca de 3% da população. Esse novo espaço vai fortalecer o vínculo e o cuidado com quem precisa. Vamos nos empenhar para transformar esse projeto em realidade o quanto antes”, afirma o secretário.

Atualmente, Caxias do Sul conta com cinco CAPS em funcionamento, sendo dois do tipo II (o primeiro inaugurado em 2004 e o segundo em 2022), que funcionam das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Esses serviços oferecem atendimentos individuais e em grupo, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, apoio a familiares e atividades comunitárias.

Com a implantação do novo CAPS III, o município dará mais um passo para qualificar o atendimento em saúde mental, garantindo acesso contínuo, humanizado e territorializado à população que enfrenta transtornos mentais graves.