Saúde

Após atrasos de salários e precariedade de ambiente, Ministério Público do Trabalho intervém na Saúde de Bento Gonçalves

Uma mediação conduzida pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) resultou em compromissos para a melhoria das condições de trabalho e a regularização de atrasos salariais nas unidades de saúde de Bento Gonçalves. O acordo envolveu o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (SIMERS), a administração municipal e a empresa terceirizada Med Saúde Ltda.

A mediação foi motivada por uma notícia do SIMERS sobre atrasos no pagamento dos profissionais e problemas estruturais em postos de saúde, como falta de higiene e conforto térmico. Antes mesmo da audiência, os salários em atraso foram regularizados. Durante o encontro, ficou estabelecido que, prefeitura, sindicato e empresa realizarão vistorias conjuntas nas unidades públicas em até 60 dias para identificar e corrigir as falhas apontadas. Também foi definido que o acordo será divulgado para permitir a participação dos trabalhadores interessados.

Conforme a Prefeitura de Bento Gonçalves, o pagamento da empresa responsável pelos médicos que atuam junto à Secretaria de Saúde foi regularizado no dia 29 de janeiro. Segundo nota, o atraso foi ocasionado pela migração do sistema que não possibilitou a emissão de empenhos e pagamentos no tempo hábil.

“Salientamos o compromisso com a classe médica e a secretaria está à disposição do Sindicato para verificação dos espaços e diálogo”, ressalta a Prefeitura.

Mediação

O procurador Antônio Bernardo Santos Pereira, do MPT em Caxias do Sul, que mediou o processo, destacou que a mediação é um instrumento “célere e eficaz” para resolver conflitos, garantindo a participação direta dos envolvidos. Segundo ele, o MPT, por meio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA), segue princípios como imparcialidade, isonomia das partes e busca do consenso.

A mediação do MPT, por meio do NUPIA, está disponível para casos trabalhistas de repercussão coletiva em todo o Rio Grande do Sul. Interessados podem solicitar o serviço pelo canal https://peticionamento.prt4.mpt.mp.br/mediacao.

Leia também: Dezoito indígenas são resgatados de trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Morre, aos 84 anos no Rio de Janeiro, a cantora Nana Caymmi

Nana estava internada desde agosto do ano passado para tratar de uma arritmia cardíaca

12 minutos ago

RS registra 20% de alta em pedidos de demissão

O dado reflete uma tendência crescente de profissionais que buscam melhores condições e novas perspectivas…

44 minutos ago

Bento Gonçalves homenageia vítimas e voluntários um ano após tragédia climática

Cerimônias marcaram o primeiro ano após os deslizamentos com homenagens a vítimas e reconhecimento aos…

56 minutos ago

Assembleia do Sindicato dos Calçadistas de Farroupilha irá debater reivindicações e dissídio

Entre as pautas estão a reposição das perdas salariais, aumento real, piso salarial, horas extras,…

2 horas ago

Vereador sugere taxas mais brandas para o pagamento do Caso Magnabosco, em Caxias do Sul

Libardi organizou uma tabela com os oito cenários: os quatro primeiros consideram a aplicação média…

2 horas ago

Nova tabela do IR entra em vigor; veja o que muda

Isenção do Imposto para quem recebe até R$ 3.036 por mês, o equivalente a dois salários…

3 horas ago

This website uses cookies.