Foto: Grupo RSCOM
Milhares de fiéis participaram da tradicional Via Sacra no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na noite desta sexta-feira (18). A estimativa extraoficial foi de mais de 3 mil pessoas. O evento começou por volta das 19h e teve cerca de 2 horas de duração, relembrando os momentos mais marcantes da Paixão de Cristo — da traição por Judas até a crucificação e a ressurreição.
A 25ª edição da celebração local reuniu mais de 100 voluntários, entre produção e atores, que encenaram a trajetória de Jesus Cristo em diferentes estações ao longo do percurso. A caminhada teve início na gruta da Linha Ceará da Graciema, seguiu pela RS-444 e chegou ao topo do Morro da Antena, onde o ponto alto da noite foi a dramatização da crucificação e da ressurreição. No final, houve ainda show de fogos.
Antes da encenação, houve um minuto de silêncio em homenagem a antigos participantes falecidos, apresentação de crianças do Colégio Sagrado e momento litúrgico.
Um dos organizadores, Júlio César Gobato, lembra que a mobilização da comunidade começou de forma simples e se fortaleceu com o passar dos anos.
“Oficialmente, essa é a 25ª edição, mas há registros de que essa mobilização iniciou ainda em 1998, com um grupo de moradores locais que fazia uma procissão luminosa até o alto do Morro da Antena. Ao longo dos anos, o grupo foi crescendo até chegar à estrutura que temos hoje,” destacou Gobato.
Entre os fiéis que acompanharam o trajeto, a emoção também marcou a noite. Para a moradora de Santa Lúcia, Leonilce Furlan Félix, de 67 anos, participar da Via Sacra é um momento de renovação da fé e de paz interior.
“É um prazer muito grande estar aqui hoje, participar desse evento maravilhoso, que é uma fé imperdível, uma coisa muito legal que vale a pena vir. Com fé, fé remove montanhas. Parece que a gente se sente mais aliviada, uma coisa que nos transmite muita alegria e muita paz no coração,” relatou.
Reconhecida como uma das principais manifestações religiosas da Serra Gaúcha durante a Semana Santa, a Via Sacra do Morro da Antena, no Vale dos Vinhedos, começou de maneira modesta: uma caminhada simbólica organizada por moradores da comunidade. Com o tempo, o envolvimento popular cresceu e transformou a celebração em um espetáculo cênico que hoje integra o calendário religioso e cultural da cidade.
A contratação ocorre após avaliação realizada pelas empresas contratantes, através de contato direto com os…
O novo treinador será anunciado nos próximos dias
Parada programada na Estação de Bombeamento Faxinal será feita para troca de válvula com vazamento
O caso mais recente aconteceu no início da tarde desta segunda-feira, em Pelotas, na região…
Grupos têm até 5 de maio para participar da homenagem cultural com temática "Vinho, Terra…
This website uses cookies.