AGORA VAI

Reinício das obras do Ceacri do Municipal é assinado em Bento

BRUNO MEZZOMO -     
0
94

Obras serão retomadas (Foto: Emanuele Nicola/divulgação)

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, assinou nesta terça-feira, dia 13, a ordem de reinício para as obras de conclusão do Ceacri Carrossel da Esperança, no bairro Municipal, em Bento Gonçalves.

Os atrasos nas obras de construção vão custar caro ao município. De acordo com os levantamentos da prefeitura, para concluir a obra será necessário um investimento de pouco mais de R$ 1,2 milhão, dos quais mais da metade deverão ser aportados pelo município. Em toda a obra, devido a esses atrasos, a prefeitura deverá arcar com 49,95% do total dos custos, contra uma contrapartida inicialmente prevista em 37,7% da obra. A empresa responsável é Adelcio Ferreira da Silva. A obra deve ser concluída em sete meses.

Desde que iniciou em 2012, a execução do projeto de revitalização do bairro esbarrou em problemas de diversas naturezas. O primeiro deles ocorreu no final daquele ano, devido à crise financeira nas contas municipais, em que o Ministério Público determinou a paralisação de todas as obras em andamento. A construção foi retomada somente em abril de 2015, com a construtora Paulo Miguel Galves, que venceu a licitação aberta em setembro do ano anterior, e seguiu até setembro de 2015, quando os atrasos nos repasses obrigaram a parar as obras, que estavam com 15% realizadas.

Desde lá, a estrutura dos dois prédios que compõem o projeto começou a apresentar danos provocados pela falta de manutenção, pelas intempéries e pela ação de vândalos. A situação chegou a provocar uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) para averiguar o desperdício de dinheiro público.

Em maio de 2017, a prefeitura apresentou um relatório em que confirma a realização de 15% das obras e aponta um prejuízo de mais de R$ 30 mil em danos na alvenaria dos prédios, nas entradas de energia e outros itens.

Caso o cronograma seja realizado, é possível prever que as 130 crianças que serão atendidas no local possam frequentar as novas instalações na abertura do ano letivo de 2019.

O município conta com outras quatro unidades: Balão Mágico (São Roque), Toquinha da Amizade (Vale dos Vinhedos), Sest/Senat (Salgado Filho) e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Loteamento Verona, que atendem aproximadamente 500 crianças ao todo.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.