Público esperado na 140ª festa de Santo Antônio em Bento é de 20 mil pessoas

0
142
São esperadas 20.000 pessoas para a festa (Fotos: Dariano Moraes)

A expectativa para a 140ª Festa de Santo Antônio que tem encerramento quarta-feira, 13 de junho em Bento Gonçalves é que em torno de vinte mil pessoas participem das atividades.

Nascido em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195, Fernando Antônio de Bulhões, Santo Antônio de família nobre e rica, era filho único do oficial do exército de Martinho de Bulhões. Antônio gostava de estudar, de ficar mais recolhido e teve sua formação em meio ao cumprimento funções litúrgicas na Catedral de Lisboa.

Santo Antônio passou maior parte de sua vida na Itália em Pádua, região do Vêneto, daí o fervor dos Italianos no Santo, principalmente, os originários do Vale Trentino e Vêneto que imigraram para o Brasil e trazendo junto suas crenças católicas.

Nas diversas igrejas na região da Serra Gaúcha é comum encontrar a imagem de Santo Antônio. Conforme o Padre Ricardo Fontana da Igreja de Santo Antônio muitas cidades desejavam ter o Santo como Padroeiro, mas Bento Gonçalves foi escolhida.

Até mesmo a cidade de Farroupilha que possui tradição na festa de Nossa Senhora de Caravaggio fez sua escolha após Santo Antônio tornar-se padroeiro de Bento Gonçalves.

Durante a programação da 140ª Festa de Santo Antônio foram cumpridas 38 visitas, sendo a última em Farroupilha. No dia 13 de junho, feriado em Bento Gonçalves, a programação começa as 6h com alvorada festiva e repicar dos sinos e as 7h missa celebrada pelo Reitor do Santuário de Caravaggio, Padre Gilnei Fronza mas, é na missa campal que será rezada em frente a igreja e na procissão pelas ruas do centro da cidade que são esperados o maior número de fiéis.

Na missa de Ação de Graças, as 18 horas, que será celebrada pelo Padre Henrique Fontana, haverá apresentação dos Casais Festeiros de 2019 que irão preparar a 141ª edição da Festa de Santo Antônio.

Na secretaria da igreja uma caixa reserva espaço para os diversos pedidos a Santo Antônio, desde saúde, superação de problemas e, principalmente, pedidos ligados a namoro ou casamento, justificando a fé no santo casamenteiro.

As situações que estimularam a crença popular do Santo arranjar casamento são diversas, uma delas é de uma moça pobre que desejava casar-se mas não tinha o valor do dote para repassar aos pais do noivo, tradição da época.

Santo Antônio, ao invés de distribuir donativos naquele dia, reuniu o valor do dote e atirou para dentro do quarto da menina.

Os pedidos ao Santo são variados

Há quem coloque a imagem do Santo dentro dágua de cabeça para baixo, prometendo retirá-lo após a conquista da promessa.

Na igreja de Santo Antônio diversas obras com a imagem do Santo estão em exposição mostrando suas passagens e a crença da população.

Confira a Programação do 13 de junho de 2018

06h – Alvorada Festiva com Repicar dos Sinos no Santuário e em todas as Comunidades.

07h – Missa no Santuário: Celebrante – Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio – Padre Gilnei Fronza

08h30min – Missa no Santuário: Celebrante – Pároco da Paróquia Pio X – Padre Izidoro Bigolin

10h – Missa no Santuário: Celebrante – Bispo Diocesano de Cruz Alta – Dom Adelar Baruffi

12h – Almoço Festivo no Salão Paroquial (ingresso a R$ 50 na secretaria paroquial ou com festeiros)

15h – Missa Solene Campal, presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, seguida de Procissão pelas ruas centrais.

18h – Missa de Ação de Graças, presidida pelo pároco Pe. Ricardo Fontana e Apresentação dos Casais Festeiros de 2019.

Durante o dia festivo haverá bênção individual da saúde com Freis Franciscanos e distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio.

FESTEIROS 2018

Horacio Elbio Forni Castilho e Maria del Rosário de Léon de Forni

Jaime Slodkovski e Leonice do Nascimento

Marcelo Dall’Onder Michelon e Caroline Carraro Michelon

Nilzo Frare e Maria Petronilda Frare

Rui Bellé e Simone Pegoraro Bellé

Sérgio De Toni e Marilene Tomasin De Toni

REDES SOCIAIS

Durante o dia, serão postados no Facebook.com/paroquiasantoantoniobg as notícias e fotos do evento, feitas pela Pastoral de Comunicação.

EXPOSIÇÃO DA MOSTRA CENTENÁRIA

No interior do Santuário acontece a exposição das obras (quadros e esculturas em madeira). Dentre elas, destaca-se o quadro da primeira igreja, construída em 1876 e a escultura de Aleijadinho, de 1730.

RECANTO SANTO ANTÔNIO

O Recanto Santo Antônio está sendo complementado com as imagens da trezena permanente e de uma belíssima escultura. Estas obras, em terra cota, são da artista plástica caxiense Daniela Ribeiro.

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.