Protesto pede por melhores estruturas para ciclistas na área urbana de Caxias

0
314

Uma pedalada para reivindicar por melhores estruturas a quem anda de bicicleta na área urbana de Caxias do Sul está sendo organizada por ciclistas. O Pedal Juntos Somos Muitos ocorre às 19h desta sexta-feira (17), e contemplará um trajeto de 6 km. O início é em frente ao largo da prefeitura, passando pelas principais ruas da cidade e retornando ao prédio do poder público.

Além de pedir por avanços na estrutura cicloviária do município, a pedalada é uma ação de repúdio ao pronunciamento do vereador Renato Nunes (PR), que no último dia 2 votou contra a criação da Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta como meio de Transporte e Atividade Esportiva. O objetivo da comissão é promover a discussão de políticas públicas para melhorar as condições do ciclismo em Caxias do Sul.

No Brasil, o Plano Nacional de Mobilidade Urbana prevê que ciclovias sejam equipamentos urbanos obrigatórios. Conforme o ciclista André Busnello Andreoli, a prefeitura de Caxias do Sul criou ciclofaixas que podem ser consideradas até perigosas por estarem em estradas estreitas, sem acostamento e com grande circulação de caminhões. “Estamos lutando por um projeto que já deveria existir em Caxias. O Executivo já foi beneficiado com verba federal do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que tem por obrigação atender os quatro modais de transporte urbano (ônibus, carro, bicicleta, pedestre) e pouco foi feito para assegurar boas condições ao ciclista”, argumenta.

O Pedal Juntos Somos Muitos mostra a força e união do ciclista caxiense em prol das gerações futuras e protesta contra parlamentares que não consideram a segurança do ciclista uma prioridade para a atual administração.

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY