100% SUS

Projeto da prefeitura prevê criação do Plantão Pediátrico 24h em Caxias do Sul

MAICON RECH -     
0
706

O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, anunciou em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, dia 13, o projeto que prevê a criação do Plantão Pediátrico Municipal 24 horas para atendimento 100% através do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato ocorreu no salão nobre do centro administrativo. Contudo, para sair do papel, a iniciativa pública precisa da aprovação do Conselho Municipal da Saúde.

A ideia da prefeitura é ter uma espécie de UPA 24 horas exclusiva para o atendimento de crianças. Inclusive, nos mesmos moldes de gestão compartilhada do estabelecimento de saúde da zona norte da cidade.

A localização, através de mapeamento geográfico e exigência municipal, será central e de fácil acesso com o transporte público. Porém, a definição apenas se dará após o processo licitatório de escolha da empresa vencedora para administrar o Plantão, já que a mantenedora, será responsável por local o imóvel.

Guerra detalha o projeto e pede sensibilidade aos conselheiros de saúde para a aprovação da pauta. Isso porque, em episódio recente, uma ampla discussão com antigos membros do órgão se formou a cerca da gestão compartilhada do Postão 24h e implantação do programa UBS +, que segue barrado.

“Sala de espera, acolhimento, avaliação de risco, três consultórios pediátricos, sala de observação com leitos, isolamento, sutura e curativo, sala de aplicação de medicamentos, nebulização, coleta de exames, farmácia, enfim. É um grande equipamento para o enfrentamento da situação e, óbvio, o atendimento que exigiremos que seja de alta qualidade e eficiência. Em linhas pontuais, seria este o serviço do Plantão 24h. Neste momento, o que estamos colocando na mesa, é esta solicitação ao Conselho, esta sensibilidade, de nos autorizar a implantação do Plantão Pediátrico”, diz o prefeito.

O prefeito chamou uma reunião extraordinária com o Conselho de Saúde para o dia 24 de julho. Não há previsão de início das atividades e nem um cálculo do valor a ser investido mensalmente no Plantão.

Números e comparação

Daniel Guerra aproveitou a oportunidade para apresentar números e comparar o atendimento feito na UPA Zona Norte com o Postão 24 horas nos últimos três meses. Conforme dados repassados pelo gestor, o PA central atendeu 7.326 crianças de maio até às 9h desta sexta-feira. Já a Unidade de Pronto Atendimento, 7.721, com menos solicitações de leitos e médicos pediatras. Enquanto no Postão se enfrentam problemas com escalas mesmo com 19 profissionais, na UPA, com 14, nunca houve problema, segundo o prefeito de Caxias do Sul.

Resposta

O anúncio de implantação do Plantão Pediátrico surge em um momento que a comunidade caxiense lamenta a perda de um bebê de apenas 10 meses.

“Esse fato precisa estar sendo devidamente apurado e ele revela que a rede, que é responsabilidade de todos nós, falhou, ou pode a rede, não estar no patamar que precisa estar. A gente precisa resolver isso, porque a responsabilidade é de todos. Este tema precisa ser apurado. Precisamos garantir que a rede funcione a pleno. E isso já começa na atenção básica, por isso o UBS + é importante porque levaria 100 novos médicos para as Unidades”.

(Foto: Maicon Rech)

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.