Praça CEU em Bento terá sessão de cinema em van com energia solar

0
253
Atração será nesta quinta-feira (8) (Foto: Reprodução)

Em novembro e dezembro, 32 municípios do interior do estado do Rio Grande do Sul e um de Santa Catarina (Anita Garibaldi) irão conhecer o projeto Cinesolar, uma inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia do sol. Nesta quinta-feira (8), o projeto que utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade estará em Bento Gonçalves. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares com autonomia de mais de 20 horas, que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas (que são levados para fora para a montagem da “sala de cinema”), além de sistema de projeção e até um EcoVJ.

Quando a equipe do Cinesolar chega às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões “carentes”, como comunidades, aldeias indígenas e até mesmo cidades que não têm energia elétrica. Muitos destes municípios não contam com cinema e diversos espectadores tiveram a primeira experiência com a sétima arte através do Cinesolar. De certa forma, o projeto tem um certo ar que remete a filmes como “Bye Bye, Brasil” e “Cinema Paradiso”.

Durante os eventos acontece também a Eco Estúdio Solar que é a exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar, por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica. Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, afirma Cynthia Alário, idealizadora do Cinesolar.

Confira os horários em Bento Gonçalves:

Dia 8 de novembro, quinta-feira

Oficina de vídeo – 14h30 às 17h

Local: Praça Céu (Centro de Esportes e Artes Unificadas)

Sessões de Cinema

Curtas – 19h

Longa – 20h

Filme: “Fala sério, mãe!” – Dir. Pedro Vasconcelos, Tempo: 1h19min, Classificação: 10 anos.

Local: Praça Céu (Centro de Esportes e Artes Unificadas), rua Calisto Orestes Sganzerla, S/N, Bairro Ouro Verde.

Clique na imagem para ampliar:

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY