Política

Zucco intensifica pressão no Congresso por votação da anistia

Após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmar que “não dará urgência à proposta” relacionada à anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, a oposição resolveu reagir. O deputado Luciano Zucco (PL-RS), que lidera o bloco da oposição, anunciou nesta quinta-feira (24) a retomada do chamado “kit obstrução” como forma de pressionar pela votação.

“Vamos sair da obstrução somente quando tivermos a data marcada para a anistia”, disse Zucco, condicionando a suspensão da estratégia à definição do calendário para análise da proposta.

Obstrução como forma de resistência no plenário

O “kit obstrução” consiste em uma série de mecanismos regimentais utilizados para travar a pauta no plenário da Câmara dos Deputados. Essa será a ferramenta adotada pela bancada do PL até que a proposta de anistia seja colocada em votação.

Segundo o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-SP), que lidera o partido na Câmara, a estratégia será aplicada com rigor, salvo algumas exceções. Entre elas, estão temas em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), como o recurso que tenta reverter a cassação de Glauber Braga (PSOL-RJ) e a proposta que tenta sustar o processo penal contra Alexandre Ramagem (PL-RJ) no Supremo Tribunal Federal.

“Há uma decisão da bancada do PL em relação à cassação do deputado Glauber. Sou líder de uma bancada, e ela é favorável à cassação. Portanto, se hoje houver a queima do pedido de vista na CCJ, daremos quórum e não vamos obstruir, caso o recurso do deputado Glauber vá a julgamento na próxima terça-feira. Política é via de mão dupla, e estamos articulando tudo o que for possível. Não haverá obstrução do PL hoje na CCJ”, explicou Sóstenes.

Rejeição à demora na tramitação

A reação oposicionista ocorre após Hugo Motta deixar claro que não pretende acelerar o andamento da proposta de anistia. A avaliação entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro é de que a atitude visa tirar o projeto do foco da Câmara, o que gerou forte descontentamento.

Diante desse cenário, o PL decidiu usar a obstrução como forma de pressionar a presidência da Casa, com o objetivo de forçar a discussão da anistia destinada a manifestantes, organizadores e financiadores dos atos de 8 de janeiro ocorridos na capital federal no início de 2023.

Redação Leouve

Recent Posts

Como agir se um tatu for cavar no seu gramado

Quem tem jardim ou gramado bem cuidado sabe o quanto é frustrante encontrar buracos espalhados…

20 minutos ago

O que significa ver uma coruja durante o dia no telhado de casa

Ver uma coruja durante o dia, especialmente pousada no telhado de casa, costuma despertar surpresa…

24 minutos ago

Como tirar cheiro de alho da tábua de madeira com 1 ingrediente simples

Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…

28 minutos ago

4 erros que atrapalham o florescimento da maranta-riscada e como resolver

Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…

36 minutos ago

Yucca amarelando? Descubra 4 causas e como salvar sua planta escultural

Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…

42 minutos ago

Bento Gonçalves será palco da estreia da Tiramisù World Cup Brasil 2025

Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…

1 hora ago

This website uses cookies.