Em palestra realizada na sede do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, e também secretário estadual da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior afirmou a intenção de contemplar Bento Gonçalves com mais efetivo para as forças policiais. O anúncio ocorreu na noite desta segunda-feira (15), em oportunidade que o governante palestrou para 200 pessoas.
Criminalidade em números
O mapa da criminalidade trazido pelo vice-governador mostrou que a taxa de homicídios no Brasil chega a ser 30 vezes superior a europeia. Os dados apresentados, de 2016, dizem que, naquele ano, foram mais de 62 mil mortes relacionadas à violência no país. O Rio Grande do Sul figura um pouco abaixo da média nacional, e nesse mesmo ano registou mais de 3,2 mil homicídios. “Nenhuma guerra causa tantas baixas, e pouco se fala disso. Quanto mais naturalizada estiver a violência, mais vítimas ela fará. A sociedade precisa refletir sobre esse tema”, disse Ranolfo Vieira Júnior.
Prevenção é o caminho
Mudar esse panorama e oferecer aos gaúchos um Estado mais seguro e civilizado para residir e investir é um dos objetivos do ‘RS Seguro’, programa estruturante apresentado por Ranolfo Vieira Júnior. Seus conceitos estão embasados em quatro eixos principais: combate ao crime, políticas sociais preventivas e transversais, qualificação do atendimento ao cidadão e sistema prisional. Cada um deles prevê ações que serão implementadas curto, médio e longo prazos, respeitando o contexto fiscal do Estado, que tem pouca capacidade de investimentos e ampliação de despesas.
Repreensão ao tráfico, à corrupção e ao crime organizado, ações de infraestrutura e urbanismo, como iluminação pública e atividades culturais e esportivas, reduzir o prazo das perícias, além de separação de detentos e construção de novos presídios, fazem parte do rol das melhorias que o governo espera implementar com o auxílio da União, de municípios, de outros Poderes, da iniciativa privada e da sociedade civil. O RS Seguro atuará com foco territorial, em áreas com indicadores de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica – são 18 municípios que concentram indicadores elevados de mortes violentas e roubos e devem ser o foco inicial das ações.
Conscientizar a sociedade
Compartilhando o ideal traduzido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o programa RS Seguro, também o Consepro de Bento Gonçalves está engajado no desafio de combater a violência por meio da conscientização e da educação da sociedade. A entidade lançou uma campanha de combate à violência e ao consumo de drogas, cujo objetivo é mostrar que o usuário de drogas ilícitas está ajudando a financiar a criminalidade.
Fotos: Exata Comunicação/Divulgação
]Ela parece delicada, quase frágil, como se cada florzinha pudesse desaparecer com o primeiro vento…
Quem nunca deixou um pedaço de bolo sobre a mesa por alguns minutos e, ao…
Ela tem folhas finas como fitas de cetim e flores delicadas que dançam ao vento.…
Ela é resistente, nutritiva, cheia de história e está voltando com tudo para hortas urbanas.…
Eles estão ali todos os dias, secando louça, limpando respingos, cobrindo massas e auxiliando na…
A dracena é o tipo de planta que parece sempre elegante, mesmo sem esforço. Com…
This website uses cookies.