Política

Sem consenso com prefeitura, Sindiserv organiza mobilizações em Caxias do Sul

O retorno da Prefeitura de Caxias do Sul em relação à pauta de reivindicações descontentou os servidores públicos do município. O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) aponta que dos 46 itens, apenas três foram aceitos pelo Executivo.

A avaliação foi feita na noite de terça-feira (18), no auditório da entidade. Os trabalhadores questionaram o retorno em relação aos itens que tratam do encaminhamento do projeto e aprovação de uma nova lei municipal que acabe com as distorções salariais criadas pela Lei 409 e do reajuste salarial de 5,5%.

Na parte da tarde, os dirigentes sindicais haviam sido recebidos pelo chefe da Casa Civil, Roneide Dornelles, pela Secretária de Administração, Tecnologia e Inovação, Grégora Fortuna dos Passos e outros agentes da administração para discussão da pauta.

Em entrevista ao programa Bom Dia Trabalhador da Rádio Viva nesta quarta-feira (19), a presidente do sindicato, Silvana Piroli, manifestou um sentimento de decepção. Ela lembrou que o governo havia se comprometido em encaminhar o projeto para o Legislativo visando a equiparação salarial dos servidores, mas agora alega dificuldades financeiras. Ela questionou as prioridades do Município.

“O problema é que as prioridades do governo não são os servidores. É isso. Tem dinheiro para tudo, todo dia tem um Cargo de Confiança (CC) e contrato novo, mas reajuste para que está na linha de frente não tem”, disse.

Diante do cenário, Silvana afirmou que a categoria está em estado de mobilização permanente. Informou que na próxima quarta-feira (26), das 10h às 14h, o grupo irá fazer uma vigília em frente à Prefeitura. Já no dia 23 abril, às 17h, um ato público irá ser realizado no local para ouvir os trabalhadores e encaminhar uma nova etapa da Campanha Salarial 2025.

Grupo de Trabalho Financeiro

A prefeitura sugeriu que seja criado um Grupo de Trabalho Financeiro para estudar meios de viabilizar o PL que visa atualizar e redefinir os padrões salariais dos cargos. Os servidores rejeitaram a participação no grupo, mas o Sindiserv irá sugerir formas para a busca de recursos que visam acabar com as distorções salariais criadas pela Lei 409.

Conforme a presidente do sindicato, entre as sugestões que serão apresentadas ao Executivo estão o corte de 50% dos Cargos de Confiança nomeados em 2025 e a auditoria na gestão e contratos das principais secretarias como a educação, saúde, assistência social e Samae. Além disso, o Sindiserv sugere a revisão dos contratos de aluguel dos órgãos municipais e a ocupação imediata da Maesa para redução de custos com aluguéis.

“Dada a gravidade com que o tema das finanças do município foi tratada ontem à tarde pela prefeitura, propomos uma série de medidas saneadoras que auxiliam no ajuste dos custos do Executivo”, revelou.

Já em relação ao pedido de reajuste salarial de 5,5% a prefeitura respondeu que “Será concedido o reajuste do auxílio-alimentação, tornando-o equivalente ao valor concedido pela Câmara de Vereadores“. Conforme o Portal da Transparência a diferença do valor é de R$ 73,70 por mês.

Diego Pereira

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Ala cirista do PDT quer independência do governo, após saída de Lupi

Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…

6 horas ago

Polícia investiga caso de homem que filmou banho de alunas em universidade de Novo Hamburgo

O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias

7 horas ago

Em jogo polêmico, Internacional perde para o Corinthians no Brasileirão

Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…

7 horas ago

Veja os resultados das loterias deste sábado (03)

A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…

8 horas ago

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

9 horas ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

9 horas ago

This website uses cookies.