Política

Procurador-Geral de Caxias do Sul relata busca por findar caso Magnabosco

Se o famoso caso Magnabosco foi um dos principais assuntos enfrentados pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), em Caxias do Sul, na primeira gestão do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), após os últimos avanços, a esperança é que um acordo possa ser homologado para dar fim ao histórico processo de mais de 40 anos. Essa é a expectativa do Procurador-Geral do Município, Adriano Tacca, que irá continuar no cargo no segundo mandato do chefe do Executivo.

Esse é um grande feito que trazemos da primeira gestão. E nesta próxima gestão é para perfectibilizar esse acordo e que dê condições ao munícipio de fazer o pagamento. E, além disso, ter sua saúde financeira preservada. que não faltem recursos para saúde, educação e áreas afins”, pontua.

Ele lembra que o caso já teve a ação finalizada ainda no ano de 2010. Recorda também da existência de precatório inscrito desde 2016 em valor que se aproxima de R$800 milhões. A execução se tornaria um grande problema para o Município que teria todo esse valor confiscado das contas. Para enfrentar o problema, a Prefeitura, por meio da PGM, nos dois últimos anos, realizou cerca de 20 reuniões com o fundo que adquiriu os direitos do caso, em uma tentativa de negociação. O grupo já respondeu a proposta originária com o pedido de alguns ajustes que precisam ser realizados.

O procurador esclarece que um possível acordo tem várias frentes envolvendo o ente público. Conta que a proposta de pagamento e outra de financiamento para quitação foram apresentadas no mês de dezembro. Contudo, informa que por questões contratuais o valor não pode ser informado, mas garante que a população pode ficar tranquila com o desenrolar do acordo. Entre as possíveis etapas previstas, a Câmara de Vereadores receberá todos os cálculos assim como as análises jurídicas, contábeis e orçamentárias. Além de aprovação de uma uma lei específica pelo Legislativo e inclusão na Lei Orçamentária, o acerto também precisaria ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Após a possível homologação do acordo, a área objeto da ação, que corresponde ao bairro 1º de Maio, deve ser regularizada pelo Município. Inclusive, o procurador conta que já tem uma proposta para entregar para o prefeito sobre a formatação dessa regularização.

O procurador ressalta que a resolução do caso seria algo histórico e alerta que a falta de um acordo resultaria na execução do precatório diante da ausência de liminar.

“Algo histórico para cidade, pois põem fim o processo judicial que dura mais de 40 anos. Caso que o Município já perdeu o processo principal e tem precatório inscrito, só não foi executado ainda porque havia liminar que caiu no final de 2024 e agora há essa tentativa de acordo. Mas se não sair o acerto, o precatório poderia ser executado, pois é o primeiro da lista sendo datado de 2016. Isso significa que nenhum outro precatório poderia ser pago sem que se findasse esse pagamento do Magnabosco”, explica.

Por fim, Tacca conclui que a Procuradoria tem alguns feitos e da mesma forma desafios pelo próximos quatro anos. Ele finaliza lembrando que o setor também tem se tornado uma espécie de propulsor de novas tecnologias no Município, entre elas, a transformação, junto com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, de todo o processo físico em eletrônico.

Diego Pereira

Recent Posts

Internacional alcança marca de 150 mil sócios

Clube se torna, de forma isolada, como o segundo com o maior quadro de associados…

18 minutos ago

Três mulheres são presas por tráfico de drogas no bairro Imperial, em Vacaria

Uma das suspeitas foi abordada após desembarcar na rodoviária

42 minutos ago

Caxias inicia venda de ingressos para confronto diante do Guarani-SP pela Série C

Duelo marca a estreia do técnico Júnior Rocha

59 minutos ago

Juventude perde para o Fortaleza pelo Brasileirão sub-20

Com este resultado, o time alviverde ocupa a vice-liderança da competição

2 horas ago

Manutenção emergencial de tubulação compromete abastecimento de água em Bento Gonçalves

Serviço realizado durante a madrugada desta quinta-feira (24) afetou todos os bairros da cidade; normalização…

2 horas ago

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul

Brigada Militar de Caxias do Sul apreendeu drogas, munições e dinheiro com suspeito de 36…

2 horas ago

This website uses cookies.