Foto: Câmara de Vereadores/Divulgação
A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves sediou, na noite de terça-feira (29), a instalação oficial da Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal. Presidida pela vereadora Letícia Bonassina (PL), a iniciativa visa unir forças do Legislativo, Executivo e sociedade civil para promover políticas públicas efetivas de proteção animal — em especial no enfrentamento ao abandono e aos maus-tratos, que vêm crescendo na cidade.
O evento ocorreu em pleno Abril Laranja — mês dedicado à conscientização sobre a crueldade contra os animais — e reuniu parlamentares de Bento e de municípios como Flores da Cunha e Sapiranga, secretárias municipais de Bem-Estar Animal de Canoas e Santa Cruz do Sul, representantes de ONGs, protetores independentes, além de autoridades como o secretário de Meio Ambiente de Bento, Volnei Tesser, e a diretora-geral da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Fernanda Leite Zeimann. A condução da sessão ficou a cargo do vice-presidente do Legislativo, vereador Thiago Fabris (Progressistas).
Letícia, que assume a presidência da Frente, defendeu que a iniciativa representa mais que um gesto simbólico:
“Defender a causa animal é defender a vida, o respeito e a dignidade. É entender que a empatia não deve ter espécie, que a compaixão precisa ultrapassar os limites da nossa conveniência, e que nossa humanidade é medida também pela forma como tratamos os mais vulneráveis.”
Ela também destacou o trabalho dos voluntários da cidade, que enfrentam diariamente os desafios do abandono e da escassez de recursos.
“Se desdobram diariamente para cuidar dos animais que são abandonados, às vezes à própria sorte e às vezes para morrer. Inúmeras são as necessidades que, tanto os voluntários quanto as ONGs, passam diariamente para se manterem financeiramente.”
Além de Letícia, integram a Frente os vereadores José Antônio Gava (PSDB), Joel Bolsonaro (PL), Lúcio Lanes (PDT), Postal (PL) e Volnei Christofoli (Progressistas). A expectativa é de que o grupo articule propostas legislativas voltadas à castração, adoção, educação, abrigo e combate aos maus-tratos.
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Volnei Tesser, o momento é de mudança de postura:
“Eles [os animais] não têm vez, mas têm vida, sentimentos, necessidades. Cabe a nós, Executivo e Legislativo, garantir que suas vidas sejam respeitadas. Esta Frente nasce com o objetivo de unir forças. Nossa bandeira é uma só: leis mais rígidas, políticas de castração, adoção, apoio às ONGs e aos protetores. Queremos uma mudança de cultura, de consciência e de compaixão.”
A criação da Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal também está alinhada à Lei Municipal nº 6.707/2021, que institui o Abril Laranja no calendário oficial de Bento Gonçalves. A proposta do mês é mobilizar a população contra a crueldade animal e incentivar denúncias, que podem ser feitas pelos telefones 162 ou (54) 3055-7142.
Entidade deve ser oficializada em breve, com objetivo de organizar campeonatos e incentivar a prática…
Data tem alteração das atividades de alguns serviços essenciais no Município; não haverá coleta de…
Homem de 67 anos conduzia uma Honda 250R. Ele foi encaminhado para atendimento no Hospital…
Casal, irmão e idosa de 84 anos seguiam viagem quando bateram de frente com caminhão;…
A quinta-feira chega com o céu favorecendo ajustes práticos e revisão de rotinas. Com a…
Edson Néspolo pode se inteirar das obras que irão ocorrer no trajeto da RS-122 do…
This website uses cookies.