Política

Ex-governador José Ivo Sartori agora é Cidadão Caxiense

A Câmara Municipal de Caxias do Sul agraciou o ex-governador gaúcho e ex-prefeito José Ivo Sartori/MDB, 75 anos, com o título de Cidadão Caxiense, nesta terça-feira (26/09), em sessão solene marcada por recordações e por reencontros de amigos e autoridades. A honraria nasceu de uma proposta do vereador Felipe Gremelmaier/MDB, que discursou em nome do Legislativo durante a cerimônia conduzida pelo presidente Zé Dambrós/PSB.

Gremelmaier narrou momentos marcantes da trajetória de Sartori, desde o nascimento, em 1948, na cidade de Farroupilha, até hoje, mencionando a primeira conquista eleitoral: a vereança no Legislativo caxiense, onde chegou em 1977 e cujo poder completa, nesta terça-feira (26/09), 131 anos de história. Em meio a frases de dois emedebistas históricos, Ulysses Guimarães e Pedro Simon, Gremelmaier expressou seu sentimento, considerando uma honra homenagear Sartori.

“Zé, você é uma pessoa que teve uma visão de se dedicar sempre a quem mais precisou. Tua simplicidade e bom trato com as pessoas de todas as classes são qualidades que, certamente, serão repassadas por você a teu neto Francisco (um bebezinho de seis meses, filho de Marcos e Vanessa). Neste momento, tenho de dizer muito obrigada. Na prefeitura, onde fui seu secretário de Esporte e Lazer, você sempre me disse: ninguém faz nada sozinho. Essa é uma das marcas de seu legado”, sublinhou, listando recordações e lições que recebeu de Sartori.

Na tribuna, o homenageado demonstrou sentir emoção diferente de todas que já viveu e admitiu estar “meio quedado (imóvel)”. Sartori olhou para a plateia e foi reconhecendo e citando amigos, familiares, imprensa, parceiros de mandatos da época da Câmara Municipal; do período em que foi deputado estadual e federal; das gestões no comando da prefeitura caxiense e da experiência como governador gaúcho. Emocionou-se.

Lembrou de obras, ações, iniciativas sociais das administrações que chefiou, considerando que méritos recebidos ao longo dos anos são mais coletivos que individuais e que é muito grato por tudo e todos que lhe acompanharam até aqui.

“O título que recebo hoje vai para um lugar privilegiado dentro dos meus afetos mais profundos. Agradeço a ti, Felipe, e a todos os vereadores porque ele toca profundamente meu coração, reconstrói algumas lembranças e valoriza as escolhas certas que fizemos na vida. Ser caxiense, além de uma escolha de vida é um estado de espírito. Em Caxias, me fortaleci, aprendi, formei minha família e me forjei para a vida. Caxias do Sul, queridos conterrâneos e visitantes, é símbolo de valores que não saem da moda e nos estimulam a seguir em frente”, afirmou Sartori, considerando o fato de ser caxiense um patrimônio que ele e Maria Helena deixaram aos filhos e neto.

Amigo de anos do homenageado, o prefeito Adiló Didomenico/PSDB saudou Sartori, expressando lealdade e vendo-o como um político de princípios irretocáveis. O presidente da Câmara, vereador Zé Dambrós/PSB, elogiou o ex-governador e entoou uma canção de campanha. A deputada federal Denise Pessôa/PT também marcou presença na solenidade.

Sobre a política e o futuro a seguir, o emedebista indicou que falará a toda a imprensa. Adiantou, no entanto, que deverá lançar um livro sobre suas vivências.

Ex-governador José Ivo Sartori agora é Cidadão Caxiense

BREVE HISTÓRICO DE SARTORI

– Na exposição de motivos da proposição que concedeu o título de Cidadão Caxiense a José Ivo Sartori, os autores informam que ele nasceu na Capela São Valentim, no distrito de São Marcos, em Farroupilha/RS. Foi em 25 de fevereiro de 1948. Filho de Antônio Silva Sartori e de Elza Josefina Dengo Sartori, aos 13 anos, em 1961, mudou-se para Antônio Prado, onde foi estudar no Colégio São José, pertencente à Congregação das Irmãs de São José. Após a conclusão do Ginásio, em Antônio Prado, no ano de 1966, Sartori se transferiu para Caxias do Sul visando dar sequência aos estudos e ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida.

– Depois de uma breve passagem pelo Seminário Maior de Viamão, retornou para Caxias para cursar Filosofia na Universidade de Caxias do Sul, onde presidiu o Diretório Central de Estudantes (DCE) entre os anos de 1972 e 1975. No mesmo período, iniciou a carreira de educador, lecionando educação religiosa em colégios como São José e Murialdo. Em 1976, casou-se com Maria Helena Sartori, sua colega de faculdade e de militância no movimento estudantil, com quem tem dois filhos: Marcos e Carolina.

– Na política eletiva, Sartori conquistou mandato de vereador (1977-1982) filiado pelo MDB. Com o slogan “Vamos virar o jogo”, elegeu-se deputado estadual em 1982, sendo reeleito por mais quatro mandatos consecutivos. No ano de 1998, presidiu a Assembleia Legislativa do Estado sendo o primeiro representante da cidade na função. Em 2002, elegeu-se deputado federal e foi defensor da reforma do Pacto Federativo, visando à municipalização.

Em 2004, conquistou a eleição municipal como prefeito de Caxias do Sul, reelegendo-se em 2008. Os mandatos foram marcados por obras de grande destaque, como o Viaduto Campo dos Bugres, a Unidade de Pronto Atendimento 24h, a Barragem do Marrecas, asfaltamento no interior e obras do acesso ao bairro Fátima Baixo.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Governo do RS destina R$ 11,3 milhões ao Fundovitis na abertura da Wine South America, em Bento Gonçalves

A feira, que ocorre de 6 a 8 de maio, reúne expositores e compradores do…

4 horas ago

Receita Estadual do RS deflagra operação contra sonegação de ICMS no setor de tintas

Operação Occultare V para reprimir fraude fiscal no pagamento de ICMS de empresas localizadas na…

5 horas ago

Semana da Comunicação da Câmara de Caxias do Sul debaterá os impactos da informação

Evento ocorre entre os dias 12 e 16 de maio na cidade, gratuito e aberto…

5 horas ago

Dia D da Campanha do Agasalho será neste sábado (10) em Flores da Cunha

Ação é uma realização da Prefeitura de Flores da Cunha, em parceria com a Rádio…

6 horas ago

Garibaldi recebe Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas e reforça protagonismo da Serra Gaúcha

Representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Itália, Espanha e Alemanha já confirmaram presença no…

6 horas ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (06)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (06), cinco loterias

6 horas ago

This website uses cookies.