Política

Especulações cercam secretariado de Adiló e Néspolo em Caxias do Sul; confira possíveis nomes

O novo secretariado municipal de Caxias do Sul para a gestão Adiló Didomenico e Edson Néspolo ainda não foi anunciado oficialmente, mas o assunto é quente nos bastidores da política. Especulações surgem a todo instante e envolvem diversos setores, inclusive os nomes que devem compor o início da nova legislatura da Câmara de Vereadores. Com a mudança de vice – saída de Paula Ioris (PSDB) e ingresso do União Brasil com Néspolo – algumas mudanças devem ocorrer em pastas-chave do município.

O primeiro movimento articulado entre as bases indica que o Progressistas (PP), que apoiou a candidatura derrotada de Maurício Scalco (PL) à prefeitura, “fez as pazes” com a situação e terá espaço no primeiro escalão do governo.

O escolhido da sigla é Adriano Bressan, vereador reeleito, que deve assumir a Secretaria de Urbanismo. Ele foi vice-líder do governo na Câmara em 2021. Com a escolha, o partido, presidido por Alexandre Bortoluz, o Bortola (vereador também reeleito), terá a presença do pastor evangélico Calebe Garbin no Legislativo. O partido ainda tenta pleitear a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, mantendo o nome de Bressan.

A Secretaria de Cultura deve ter o comando de um velho conhecido: Antonio Feldmann. Ele, porém, nega que tenha sido convidado até o momento, apesar de demonstrar satisfação com a lembrança e reforçar que seria “uma honra” retornar à pasta. Toninho foi secretário de Cultura no governo Sartori – maio de 2006 até abril de 2012 – quando saiu da pasta para concorrer a vice-prefeito em chapa com Edson Néspolo. Em 2020, foi candidato à prefeitura pelo Podemos.

O MDB, por sua vez, ainda deve ter mais nomes: fala-se em Felipe Gremelmaier no Turismo e Mauro Pereira, chefiando o escritório da prefeitura em Brasília. O ex-deputado, no momento, não se pronunciou. Disse estar em viagem e que poderá falar mais a partir de 6 de janeiro. Ele esteve em Caxias do Sul na reinauguração da ponte sobre o Rio Caí no sábado (21) e tem meio-campo em setores do governo na capital federal. Já Gremelmaier, que concorreu à prefeitura de Caxias do Sul e apoiou Adiló e Néspolo no segundo turno, não se manifestou sobre a possibilidade.

O partido do prefeito Adiló (PSDB), por óbvio, ocupará postos no primeiro escalão. Os nomes, porém, também não foram confirmados. Nos bastidores, especula-se que a vereadora em fim de mandato, Tatiane Frizzo, foi convidada para assumir a Fundação de Assistência Social (FAS). Uma reunião, nos próximos dias, deve selar o acordo. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) ainda é uma incógnita, mas deve ficar sob a tutela do PSDB.

O PDT, que nas eleições municipais esteve em chapa com o Partido dos Trabalhadores (PT), também será privilegiado no governo Adiló. A sigla, presidida por Rafael Bueno, deve ocupar a Secretaria de Habitação. O nome indicado é de José Freitas Abreu, o Jack, que foi candidato a vereador no último pleito. O PRD pode ter em Lucas Suzin a chefia da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa). Elisandro Fiuza, do Republicanos, é especulado como futuro Secretário de Educação.

O PSB, base do governo Adiló desde o início de 2023 com o ingresso do vereador Wagner Petrini, o Muleke, na Secretaria de Habitação, deve ocupar a cadeira de Gestão Urbana, a popular “Zeladoria” dita por Didomenico. O titular deve ser o vereador eleito Rodrigo Webber. O partido ainda pode ter a figura de Zé Dambrós no Orçamento Comunitário. A movimentação possibilitaria a volta do atual 2° suplente Elói Frizzo à Câmara de Vereadores.

Ainda não se tem especulações sobre titulares para empresas públicas como Festa da Uva e Codeca. Secretarias, como Saúde e Trânsito, Transportes e Mobilidade, por exemplo, apenas palpites e reuniões. Entre os nomes atuais e que devem permanecer no governo estão Grégora Fortuna dos Passos (para a chefia da nova Casa Civil Municipal) e do delegado Paulo da Rosa (Segurança Pública). Os nomes, de forma oficial, devem ser anunciados apenas depois do Natal. No Samae, o nome do segundo vereador mais votado, João Uez braço direito de Adiló nos primeiros quatro anos de governo – foi ventilado, porém, segundo pessoas próximas, ele nega ter sido convidado para presidir a autarquia.

O anúncio do secretariado deve ocorrer após o Natal. A data, porém, não foi oficializada.

Maicon Rech

Recent Posts

Por que o aparecimento de um tamanduá pode indicar desequilíbrio ambiental

Imagine caminhar por uma estrada ou atravessar uma área de pastagem e se deparar com…

11 minutos ago

Como afastar quatis do lixo sem causar nenhum risco ao animal

Ver o lixo espalhado pela visita inesperada dos quatis pode ser frustrante, mas encontrar uma…

16 minutos ago

Descarte irregular de lixo é flagrado no bairro São José, em Farroupilha

Caso foi identificado após denúncia feita pelos moradores

27 minutos ago

O que acontece se ferver casca de limão com água por 10 minutos

Imagine um aroma cítrico intenso se espalhando pela casa, trazendo sensações de frescor, limpeza e…

30 minutos ago

Como multiplicar a helicônia-papagaio por touceira da forma certa

A helicônia-papagaio é uma dessas plantas tropicais que roubam a cena em qualquer jardim com…

47 minutos ago

3 erros que impedem o singônio de crescer saudável em vasos

O singônio é uma daquelas plantas que conquistam corações com suas folhas únicas e cores…

59 minutos ago

This website uses cookies.