Bento Gonçalves

Confira como foi o debate entre os candidatos a prefeito de Bento Gonçalves

Diogo Siqueira (PSDB), Jorge de Oliveira (PT) e Paulo Caleffi (PSD) participaram do terceiro de uma série de embates realizados pelo Grupo RSCOM em cinco cidades da Serra Gaúcha

Confira como foi o debate entre os candidatos a prefeito de Bento Gonçalves


O debate entre os candidatos Diogo Siqueira (PSDB) – que concorre à reeleição pela coligação ‘Do Jeito De Bento’; Jorge de Oliveira (PT) , da ‘Federação Brasil da Esperança’; e Paulo Caleffi (PSD), que concorre pela coligação ‘Um Novo Tempo para Bento’, foi realizado nesta terça-feira (24), na sede do Centro da Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Foi o terceiro de uma série de encontros promovidos pelo Grupo RSCOM em cinco municípios da Serra Gaúcha que são sedes de emissoras RSCOM, dentro da cobertura especial das Eleições 2024.

O embate entre os três candidatos foi transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube do Portal Leouve, e pelas rádios Viva 94.5 FM e Bento 1070 AM. Foram três blocos de questionamentos e duelos diretos entre os candidatos. O mediador foi o comunicador da Rádio Viva FM, Fabiano Pereira.

Bloco 1

No primeiro bloco, por meio de sorteio da ordem de participação, os candidatos responderam perguntas da comunidade, apresentadas em vídeo, que abordaram temas como infraestrutura, cuja pergunta foi respondida por Caleffi, sorteado para abrir a rodada. Seguiram-se perguntas sobre educação e habitação.

Em seguida, responderam questões formuladas pelo Departamento de Jornalismo do Grupo RSCOM. Siqueira foi o primeiro a participar, falando sobre meio ambiente e enfrentamento a tragédias climáticas. Seguiram-se questões sobre projetos de inovação e tecnologia, e desenvolvimento econômico.

Bloco 2

O segundo segmento foi de debate direto entre os candidatos. Ele começou com temas dirigidos. Foram sorteados os participantes de cada duelo e os temas. Desta vez, quem abriu o bloco foi Diogo Siqueira que perguntou sobre segurança e assistência social para Caleffi, que questionou Oliveira sobre a melhoria no atendimento de saúde pública. Já o petista inquiriu o candidato à reeleição com relação a projetos para a área de transporte e mobilidade urbana

A segunda rodada do bloco, ocorreu a inversão de autores das perguntas, com Paulo Caleffi questionando Siqueira sobre desenvolvimento da agricultura e asfaltamento de estradas do interior. Na sequência, ele perguntou a Jorge sobre projetos de preservação ambiental, com destaque para a despoluição do Lago da Fasolo. Fechando o bloco, o candidato da Frente Brasil da Esperança questionar Caleffi a respeito da retenção de turistas.

Bloco 3

O bloco final foi de confrontos de ideias e planos de governo com temas livres. O primeiro candidato a perguntar foi sorteado: Jorge de Oliveira, que perguntou a Caleffi sobre terceirização na gestão pública. O candidato do PSD inquiriu o atual gestor sobre saúde pública. Por sua vez, Siqueira se dirigiu ao petista para manter a qualidade de vida dos imigrantes que chegam a Bento Gonçalves.

Na rodada de inversão, Paulo Caleffi provocou Jorge sobre a estratégia para zerar a fila de espera de vagas na educação infantil. O questionado se dirigiu ao candidato à reeleição sobre o que ele considera como demora da atual administração em colocar projetos sociais em prática. O debate encerrou com Diogo Siqueira perguntou como Caleffi, se eleito, pretende enfrentar os desafios da gestão municipal.

O que disseram os candidatos após o encontro:

Diogo Siqueira: “Agradecer à população de Bento Gonçalves. Aos candidatos também, mas lamentar, muitas vezes, uma dobradinha aqui do PSD e PT fazendo um revezamento de ataques. A gente, desde o início, tentou mostrar as propostas, falar do que a gente fez, o que estamos fazendo, e onde nós queremos chegar. Esse é o nosso grande objetivo. Um município que está crescendo bastante, também tem as suas complexidades, os seus desafios. Fazer um trabalho sério. É esse trabalho que a gente está defendendo e que a gente vai continuar no dia 6 de outubro”.

Jorge de Oliveira:Vamos trazer projetos importantes na área de cultura, criando a Orquestra Sinfônica e o Centro Laboratorial de Artes. Também criar o projeto de extensão do Museu Municipal, que vai ser usado como porta de entrada para um projeto contemporâneo, que será feita a estrutura atrás do museu, ao lado da Casa das Artes, para que as peças históricas possam ser vistas por meio de vidraças. Todas as áreas precisam de investimento. Saúde, educação e segurança são gargalos muito importantes”.

Paulo Caleffi: “Um debate de alto nível. Com certeza, todos nós temos obrigações de fazer. O mérito se dá através de meritocracia. Nós vamos precisar que cada um de nós que estivemos aqui, os três candidatos, venhamos a pensar, sim, na população. Esse povo de Bento Gonçalves merece ser feliz. Nós faremos tudo isso pelo futuro de vocês”.

Próximos debates

O Grupo RSCOM vai realizar mais dois debates. O próximo encontro de candidatos aos Executivos municipais ocorre na segunda-feira (30), em Farroupilha. A agenda encerra com o debate entre os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul, no dia 02 de outubro.

Anteriormente, em setembro, foram realizados dois confrontos de candidatos. Nos dias 05, em Flores da Cunha, e 10, em Garibaldi.

Clique e assista o debate entre Diogo, Jorge e Caleffi