Vendaval causa destruição em Camaquã, na Metade Sul do RS

As tempestades que atingem o Rio Grande do Sul desde o domingo (22) chegam ao quarto dia com estragos, principalmente, na região Sul do Estado. O município mais atingido foi Camaquã. Um vendaval ocorrido por volta das 6h desta quarta-feira (25) causou danos em vários pontos da área urbana, com queda de árvores e postes, destelhamentos, e o colapso de estruturas. Grande parte da cidade está sem energia elétrica por efeito da tempestade severa.

Pelo menos, duas escolas foram bastante atingidas. No Instituto Estadual Cônego Luiz Walter Hanquet, a cobertura de um ginásio foi destruída pelo vento forte. A Escola Municipal João Belchior Marques Goulart também sofreu danos no telhado.

O Hospital Nossa Senhora Aparecida também foi atingido e utiliza geradores de energia para manter os serviços. A instituição chegou a avaliar a possibilidade de remover alguns pacientes devido aos alagamentos em algumas alas.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, até às 10h desta quarta, mais de 40 chamados já haviam sido atendidos. Entre eles, o corte de árvores e o auxílio com lonas para moradores.

A prefeitura ainda contabiliza os prejuízos. No final da manhã, um ofício foi encaminhado pela prefeitura ao governo do Estado e à Secretaria Nacional de Reconstrução do RS.

Além dos destelhamentos, árvores foram arrancadas pelo vento, postes caíram e diversas ruas apresentam alagamentos. Grande parte do município enfrenta, ainda, a falta de energia elétrica.

Microexplosão

Segundo a MetSul Meteorologia, a principal causa dos fenômenos atmosféricos em Camaquã pode ser uma microexplosão. Trata-se de uma corrente de vento descendente violenta que se espalha de forma radial ao atingir a superfície.

Uma frente semi-estacionária se convertendo em frente fria com deslocamento pela Metade Sul do Rio Grande do Sul formou nuvens carregadas durante a madrugada e a imagem de satélite do momento do temporal em Camaquã mostrava nuvens enormes com topos de até -70ºC sobre a cidade.

Estações meteorológicas tanto do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) como mantidas por empresas e produtores rurais não acusaram vento muito intenso em Camaquã. Fato que comprova a ocorrência de microexplosão.

Outros municípios da região

O temporal também causou estragos, nesta quarta, em Piratini. Conforme a Defesa Civil, cerca de 13 casas foram atingidas e pontes estão submersas. Equipes da Defesa Civil ainda realizam um levantamento mais detalhado.

Em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, o temporal mais forte ocorreu na localidade de Torrinhas. O órgão de salvamento também atua para apurar a extensão dos estragos da tempestade.

Vendaval atingiu várias locais da cidade (Fotos: Rádio Acústica)
Fernando Santos

Recent Posts

Condenado por tráfico é preso em operação policial em Bento Gonçalves

A captura refere-se ao cumprimento de pena de nove anos, nove meses e 16 dias…

24 minutos ago

Moradores do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha, solicitam policiamento fixo nas escolas

Prefeito de Farroupilha já entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no…

54 minutos ago

Estelionatário com mais de 90 passagens pela polícia é preso em Caxias do Sul

Homem, de 50 anos, possui uma pena de oito anos e dez meses de reclusão…

1 hora ago

Mesmo com atuação fraca, Inter marca no final e vence o Maracanã-CE pela Copa do Brasil

Colorado errou pênalti e teve dois gols anulados pelo VAR, mas garantiu a vitória com…

2 horas ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (29)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (29), quatro loterias

2 horas ago

Hospital Geral de Caxias do Sul recebe R$ 2 milhões para ampliação do serviço de cardiologia

A verba, destinada por indicação de Denise Pessôa (PT), atende a área de alta demanda…

3 horas ago

This website uses cookies.