Eventos Climáticos

Furacão Milton causa destruição e mortes na Flórida

O furacão Milton deixou vítimas fatais na Flórida. O fenômeno, classificado como um dos mais intensos dos últimos anos, atingiu o estado na noite de quarta-feira (9), de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Ao menos quatro mortes ocorreram no condado de Saint Lucie, a cerca de 225 quilômetros a leste de Sarasota, na costa do Golfo do México. Em entrevista à estação WPTV-TV, o xerife do condado, Keith Pearson, afirmou que há “múltiplas fatalidades” no local. Nesta manhã, autoridades confirmaram quatro óbitos.

Dois tornados atingiram o condado antes do furacão tocar o solo, explicaram as autoridades. Segundo o xerife, os agentes verificam todas as casas para ajudar os afetados e as operações de busca e resgate seguem em andamento:

“Este é um evento climático como nenhum outro”, falou, acrescentando que entre “6 a 12” tornados atingiram o condado e que mais de 100 casas ficaram destruídas ou foram danificadas devido ao fenômeno.

O porta-voz Erick Grill relatou que o condado já possuía três abrigos, mas está pensando em ampliar o quadro:

“Pensamos em converter outra escola em um quarto abrigo para cuidar daqueles que podem ter sido desabrigados pelos tornados que devastaram nossa área”, disse.

Furacão Milton é reclassificado para categoria 1 após atingir Flórida

Em apenas dois dias, o fenômeno intensificou-se dramaticamente, registrando rajadas de vento superiores a 280 km/h em seu pico. A tempestade perdeu força e foi reclassificado para tempestade de categoria 1 na madrugada desta quinta-feira (10). O furacão Milton tocou o solo na Flórida na noite de quarta (9).

À 1h (no horário local; 2h da manhã, no horário de Brasília), o NHC rebaixou a classificação do Milton de 3 para 1. Dados de satélite indicam que o olho do furacão Milton atingiu Siesta Key, no Condado de Sarasota. O fenômeno chegou à costa acompanhado de ventos máximos estimados em 193 km/h, conforme relatório da agência.

“Os moradores devem continuar se abrigando e vigilantes”, escreveu a Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida, nas redes sociais.

Quase 10 mil pessoas e 1.700 animais de estimação estavam em abrigos na cidade com 57 mil habitantes. Esse seria o maior número já registrado durante uma evacuação, apontaram as autoridades de gerenciamento de emergência, à rede de TV NBC News.

Milton causou estragos em outros lugares antes de chegar aos EUA

O furacão provocou inundações, apagões, falhas nas redes de telefonia celular e o transbordamento de rios em Yucatán (México), e alagamentos e corte de energia em Havana (Cuba). Nenhum dos dois países, no entanto, esteve na rota do furacão.

Yago De Boni

Recent Posts

Comerciantes de Bento Gonçalves apostam em alta nas vendas para o Dia das Mães

Levantamento revela otimismo entre lojistas, com expectativa de crescimento médio acima de 11% nas vendas

3 minutos ago

Após problemas em via do Tijuca, moradores enfrentam acúmulo de lixo em Caxias do Sul

O problema teve início depois que um caminhão desgovernado destruiu uma casa, em fevereiro, na…

33 minutos ago

Apagão afeta comunicações e trânsito em ao menos quatro países da Europa

Portugal, Espanha, Itália e França passam por falta de energia repentina

40 minutos ago

Artistas de Bento Gonçalves cobram transparência na liberação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc

Coletivo de produtores culturais aponta falhas em editais, questiona cortes em projetos e cobra divulgação…

1 hora ago

Farrapos goleia Colonos e se classifica para as semifinais do Gaúcho de Rugby

Comandado por treinador auxiliar, time de Bento Gonçalves vence por 96 a 0 e garante…

2 horas ago

Motociclista sofre fratura após acidente no Centro de Farroupilha

Homem de 59 anos ainda teve lesões na região da cabeça

3 horas ago

This website uses cookies.