
Praia Grande e Santa Catarina - A empresa Sobrevoar Serviços Turísticos se manifestou neste sábado (21) após o acidente com um balão de turismo que deixou oito mortos em Praia Grande, no sul de Santa Catarina. Em nota, a empresa lamentou a tragédia, prestou solidariedade às vítimas e informou que suas operações estão suspensas por tempo indeterminado.
“Trabalhamos com seriedade e não tínhamos registros de acidentes anteriores. Seguimos todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, afirmou a Sobrevoar.
A empresa também agradeceu o trabalho das equipes de resgate e dos profissionais de saúde que atuaram no socorro às vítimas.
Morte de Casal Gaúcho
Entre as vítimas estão Juliane Jacinta Sawicki, natural de Carlos Gomes (RS) e residente em Erechim (RS), e seu namorado, Fabio Luiz Izycki, de Barão do Cotegipe (RS). Também faleceram no acidente o médico oftalmologista Andrei Fábio de Melo; o motorista da Prefeitura de Araranguá, Everaldo da Rocha; Janaina Moreira Soares da Rocha; o patinador e campeão catarinense Leandro Luzzi; além de Leane Elizabeth Herrmann e sua filha, a médica veterinária Leise Herrmann Parizotto.
De acordo com a Polícia Civil, o piloto — que sobreviveu — relatou que o incêndio começou no interior do cesto, causado por um maçarico auxiliar, usado no acionamento da chama principal. Ao perceber o fogo, ele tentou fazer um pouso de emergência e orientou os passageiros a saltarem quando o balão se aproximou do solo. No entanto, após parte dos ocupantes pularem, o alívio de peso fez o balão subir novamente, com as chamas já descontroladas, levando à queda e às mortes dos que não conseguiram saltar.