Panela de pressão explode e deixa idoso ferido em São Marcos

0
1534

O idoso, Romildo Loreno de Lima, 64 anos, sofreu queimaduras de 1º grau no tórax e no ombro devido a explosão de um panela de pressão no final da tarde de quarta-feira (13), em São Marcos. Ele foi internado, mas não corre risco.

Romildo foi resgatado pelos bombeiros e encaminhado para atendimento hospitalar pelo Samu. Sua esposa também foi atingida, mas sem gravidade.

Ele segue internado no Hospital São João Bosco, em São Marcos.

Confira algumas dicas de cuidados ao manipular panelas de pressão:

1) Na hora de comprar a panela, veja se ela tem o selo do Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Esse órgão é responsável por garantir. Se ela tiver, significa que está de acordo com as normas de segurança. Se não tiver, não compre!

2) Atenção à quantidade de água que você coloca na panela. Dentro dela, há uma marca indicando o nível máximo de água que você deve colocar na panela. Se ela não tiver essa marca, só encha 2/3 da panela.

3) Para lavar a panela de pressão, é muito importante retirar a borracha que veda a panela. Ela deve ser muito bem lavada e deve ficar sem nenhum resíduo de alimento.

4) Cuidado com a válvula da panela! Ela não pode, de jeito nenhum, ficar entupida. Se ela estiver obstruída, o vapor não vai sair e a panela pode explodir. Muitas panelas tem válvulas extras que começam a funcionar se a principal estiver entupida. Se a válvula de segurança for acionada, desligue o fogo e espere a panela esfriar antes de abri-la.

5) Quando o alimento estiver pronto, desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Não dê choque térmico na panela de pressão: nada de colocá-la embaixo da água fria!

6) Outro ponto importante é a manutenção da panela. A borracha de vedação tem que ser trocada se estiver rachada, desbotando ou soltando com facilidade. Se a válvula de segurança ou válvula principal estiver velha ou ruim, é necessário trocá-la. Mas use peças originais, viu?

7) Se for guardar a sua panela com tampa, retire a borracha de vedação para que ela não fique deformada.

fonte: tudogostoso.com.br

LEAVE A REPLY