Meados dos anos 80, um alemão magrinho, ainda com o cheiros dos corredores da faculdade chegava em Bento e a grande expectativa de todos era em torno da Fenavinho. Scheila Telli estava sendo coroada Imperatriz e havia cantoria italiana em cada esquina. Foi uma imersão a uma nova cultura que eu mal podia disfarçar, me fascinou.
Claro, boa parte do fascínio veio da gastronomia. Rapidamente incorporei 12 quilos e a replicante melodia de “Mérica, Mérica”, que depois de um certo tempo parece uma urticária a incomodar.
Pois este final de semana permitiu escapadelas ao passado.
Em Monte Belo o Polentaço é a celebração do alimento que foi e é muito apreciado na região. A festividade congrega, dança, vinhos, música e o encontro de pessoas que andaram afastadas nos últimos dois anos. O final de semana ensolarado depois do inverno antecipado da semana passou a régua para o resultado óbvio: a alegria, que deveria ser de todos os finais de semana.
A Fenavinho é marca da cidade – formalmente do CIC – já teve seu apogeu e enormes dificuldades tempos depois. Dias difíceis, de dívidas, de interesses políticos e de desvios de rota com enredos rocambolescos ou carnavalescos.
Pois a festa voltou pela determinação de uns, inspirados na memória de outros. A marca dos 50 anos foi determinante para o ressurgimento. Hoje a festa é menor. Cabe dentro e fora da ExpoBento. E aqui está um dos segredos desta nova vida. A Fenavinho começa antes da ExpoBento e traz a alegria para as ruas. Vinho Encanado e Desfile de gente, de nossa gente, não de alegorias.
Confesso que não me empolgava com os desfiles temáticos. Mas no domingo vi a alegria e o orgulho daquela gente do interior. Cantam, abanam e brincam. Distribuem vinho, biscoito e sorrisos contagiantes. Parabéns à direção comunitária da festa que entendeu não haver Fenavinho sem dois elementos essenciais além dos derivados da uva: a tradição e as pessoas. Parabéns às comunidades dos distritos que aceitaram o desafio trazido pela direção da festa.
Vinho encanado, desfile na via Del Vino, poenta e pessoas felizes. Que final de semana meus amigos.
No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…
Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue
Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…
A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…
Soldado Kroth necessita de doação de sangue. Ele está internado há 27 dias e circunstâncias…
Com apelo por união, empatia e políticas públicas efetivas, grupo busca combater abandono e maus-tratos…
This website uses cookies.