Vivemos em uma sociedade na qual a busca pelo corpo ideal e outros padrões de beleza é constantemente exibida e exigida nas diversas mídias, uma sociedade que impõe à mulher uma pressão psicológica que muitas vezes pode gerar sentimentos negativos, dentre eles, a baixa autoestima.
Mesmo onde, na literatura ser consenso que a prática regular de exercício físico está associada à melhora dos aspectos relacionados à saúde física e psicológica (SILVA et al., 2019; AGOSTINI et al., 2018; SIQUEIRA et al. 2017), incluindo melhora da autoestima; quase 60% da população brasileira não pratica exercícios físicos (SILVA et al., 2019).
Olhar-se no espelho e perceber que alguma gordura que te incomodava foi embora, que seu corpo está com uma estética mais desenhada, ou que o aumento de músculos está te deixando com os braços mais finos e glúteos maiores é ótimo para a confiança, claro. Mas, quando se trata de melhora na autoestima, a prática de exercícios produz efeito muito mais rápido do que os resultados na aparência.
Um estudo sobre o impacto a curto e longo prazo da prática de atividade físicas na autoconfiança, mostrou que elas têm efeito tanto diretos quanto indiretos nesse quesito. Nele, os pesquisadores mediram o índice de massa corporal (IMC) dos voluntários e descobriram que, ao praticar exercícios com regularidade, os níveis de aptidão física percebida e de imagem corporal melhoraram muito mais do que a mudança dos valores do IMC!
Dentre a relação de benefícios do exercício físico e a autoestima, podemos concluir:
E eu não estou falando somente de ir à academia não!!! Embora exista um leque de possibilidades como corrida, ciclismo, esportes coletivos, e a própria musculação, muitas pessoas não tem acesso ou tempo para investir nisso. Por isso, algumas atividades simples podem ser praticadas em casa, especialmente depois de um dia longo de trabalho quando o cansaço bate. Mas, uma orientação, mesmo em casa, é necessária.
Ainda assim, você pode começar sua rotina de atividade física com alongamentos, práticas aeróbicas como a corrida estacionária, polichinelo e pular corda. É possível também fazer exercícios de força. Com um par de halteres, ou até mesmo alguns utensílios que temos em casa, e o peso corporal, temos várias opções de exercícios para vários grupos musculares.
Por fim, tenho algumas dicas para te ajudar a realizar os exercícios físicos com regularidade, contribuindo para a melhora da sua autoestima:
Invista em você! Tenha tempo para você! Sua saúde e qualidade de vida devem ser PRIORIZADAS.
Aprenda como espantar formigas com manjericão e outras plantas, sem venenos. Veja dicas naturais, eficazes…
Tricolor terá jogo decisivo na próxima rodada, recebendo o Godoy Cruz na Arena
Aprenda a fazer um repelente natural caseiro potente, econômico e seguro contra mosquitos, incluindo o…
A distribuição considerou estoques remanescentes ainda existentes nos municípios e casos da doença
Cerca de 15 crianças nascem, por dia, com essa malformação no Brasil
O evento será sediado no empreendimento Quinta São Luiz, nos dias 30 e 31 de…
This website uses cookies.