Seja lá qual for o seu objetivo, ganho de massa muscular, emagrecimento, qualidade de vida… Para alcançá-lo, não basta apenas praticar exercícios não, é preciso praticar exercícios do jeito correto. Dentre alguns erros mais comuns que ocorrem na sala de musculação, vou dar destaque e soluções para você não deixar acontecer e obter bons resultados com uma prática eficaz.
Na expectativa de ter grandes mudanças em muito pouco tempo, muita gente exagera no volume e na intensidade dos exercícios, fazendo 30 minutos na esteira e mais 30 minutos na bike e depois uma hora no spinning. O excesso gera cansaço intenso, fraqueza, queda de rendimento, lesões, dores generalizadas pelo corpo e, lá na frente, perda de motivação e problemas de saúde. Existe um termo para definir o problema quando ele se torna crônico: síndrome do overtraining. Nesse caso, os sintomas são mais graves: elevação da pressão arterial, resfriados constantes, insônia, diarreia, náuseas…
Quem realiza apenas o exercício cardiovascular precisa da musculação para prevenir lesões. Com pouca massa magra, o trabalho fica muito fragilizado e limitado. Uma ótima forma de otimizar e combinar as modalidades é o treino em circuito.
Seu corpo precisa tanto de repouso como de exercício. Para entender, saiba que o organismo tem duas fases distintas: o catabolismo, que é o consumo de energia, e o anabolismo, a síntese ou o estoque de energia. “Quando você malha, o que ocorre é o primeiro estágio e, no descanso, entra em cena o segundo” trocando em miúdos, durante o treino você não ganha nada, na verdade perde, pois está destruindo fibras musculares e consumindo reservas energéticas. você também gera estresse muscular para, durante o repouso, ter seu momento de anabolismo – recuperação dos substratos energéticos e reconstrução das fibras musculares.
O alongamento evita lesões e distensões e o aquecimento lubrifica as articulações e melhora a frequência cardíaca para o exercício. A musculatura deve ser preparada antes do treinamento, por isso, nunca deixe de aquecer e alongar antes do treino.
Este é um erro muito comum para quem busca hipertrofia. A cada contração, nossas fibras musculares sofrem microlesões, que, ao se regenerarem, tornam o músculo maior e mais resistente, exatamente o que buscamos com o objetivo da hipertrofia, porém, um peso exagerado pode fazer o músculo se distender demais e, no processo de regeneração, criar machucados e fibroses que podem causar a perda da elasticidade. Ou até mesmo pode-se transferir o esforço do exercícios para as articulações ou para a coluna, o que também é muito comum e causa lesões.
Treinos longos podem ser enjoativos devido a monotonia e queimam bem menos calorias que treinos curtos e com mais intensidade, visto que nesses exercícios, nosso corpo pode seguir queimando calorias por até uma hora.
Os músculos precisam de variados estímulos para se desenvolverem. Passar um período maior de três meses executando os mesmos treinos faz com que a musculatura se adapte ao exercício e pare de crescer. Pequenas alterações já podem trazer resultados, como alterar a pegada do peso ou a inclinação do banco no exercício, porém, tudo deve ser analisado e planejado.
Exercitar o corpo como um todo é importante até para a execução correta de exercícios específicos, principalmente aqueles que não isolam a musculatura, como os de pesos livres. Se você exercitar somente o anterior da coxa e não o posterior, seu joelho já ficará fragilizado e mais suscetível a lesões. Seus grupos musculares devem estar em equilíbrio.
Não é porque você tem 5 anos de musculação que é expert nisso. A verdade é que não dá para dispensar os conselhos de quem é diplomado no assunto. Também é furada alterar os treinos sem consultar o professor. Quem dispensa a orientação corre riscos, que vão desde a demora nos resultados até complicações de saúde.
Se a mecânica do movimento está incorreta, ou o exercício não surtirá o efeito desejado ou você corre o risco de sair machucado dessa história. Às vezes, o erro parece mínimo, por ex.: os joelhos deveriam estar levemente flexionados e não estendidos, mas, acredite, a consequência pode ser máxima. Se há uma posição correta para realizar qualquer exercício, ela deve ser respeitada.
Durante o treino, nosso corpo perde líquidos com o suor e aquece, portanto, a hidratação é fundamental. Recomenda-se ingerir aproximadamente 200ml de água a cada 15 minutos de exercício.
Aquele treino que a atriz perdeu 10kg após a gestação foi feito para ela e não para você. Cada treino é individual e possui muitas especificidades, por isso, deve-se procurar a orientação com um profissional para um treino personalizado que lhe traga resultados.
Então, agora que você já sabe os erros mais comuns cometidos na academia, procure a orientação de um profissional de Educação Física e bora treinar com segurança e eficácia, assim, os resultados são garantidos!
Maio deve ter chuva abaixo da média, segundo a MetSul
Frango à parmegiana crocante com molho de tomate, queijo derretido e manjericão. Uma receita irresistível…
Hoje é o Dia Mundial do TrabalhoO santo do dia é São José Operário. A…
Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé
Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…
This website uses cookies.