Leonardo Bertelli Piveta
Não posso negar que os dados econômicos de crescimento do segundo trimestre da economia européia me surpreenderam, e ao mercado também, positivamente. Embora as perspectivas sigam as mesmas, eles mostraram que a situação ainda não parece estar tão ruim no continente europeu.
O Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro subiu 0,7%. A Espanha e Itália, por exemplo, cresceram 1,1% e 1,0% respectivamente. A França foi outra surpresa. O PIB do país cresceu 0,5%. Já Alemanha e Portugal não tiveram o mesmo desempenho. Enquanto Portugal encolheu economicamente 0,2%. A Alemanha estagnou.
Por outro lado, a preocupação com uma desaceleração econômica veio à tona novamente após dados que vieram da indústria. Todos principais países viram sua indústria recuar no mês de julho. O segundo trimestre parece ter sido o último suspiro da economia européia.
Ademais, venho há algum tempo afirmando que a Europa é o continente que está em posição mais frágil. Ela possivelmente sofrerá mais do que os outros países com uma desaceleração econômica. Com os juros baixos e falta de oferta de commodities, principalmente as energéticas, poucas são as saídas para os europeus. Espero estar equivocado e que esse prognóstico não se confirme. No entanto, protestos são vistos em algumas regiões e os juros dos títulos de dívida de alguns países aumentaram nas últimas semanas.
A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…
O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…
É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…
Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul
O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…
A ação foi um protesto contra decreto-lei que busca definir que, para obter a cidadania…
This website uses cookies.