Opinião

O novo modelo de concessão de rodovias da Serra Gaúcha

Vocês já ouviram falar dos Caminhos da Serra Gaúcha? Pois é, infelizmente não trata-se de um novo roteiro turístico da região, recheado de belas paisagens e farta gastronomia. E sim da nova concessionária responsável pela administração das rodovias da serra e do vale do Caí.

E o começo dessa nova administração chama a atenção por um motivo nada agradável para o bolso dos contribuintes. Um significativo aumento nos valores de tarifa. Na praça de Portão entre a Serra e a Capital o aumento ultrapassa 80% saindo de R$ 6,50 para R$ 11,90. Na RS 122 em Flores da Cunha, a mordida é um pouco menor, em torno de 30% passando de R$ 6,30 para 8,30.

E as más notícias não param por aí. O contrato prevê ainda, ao final de 2023, o retorno da famigerada cobrança de ida e volta e a criação de novas praças em Farroupilha, Ipê, Carlos Barbosa e Capela Santana.

O que podemos esperar de positivo e de diferente? Bom, o contrato tem duração de 30 anos e prevê além da manutenção de outros trechos, a construção de 40 viadutos, a duplicação de 119 quilômetros de rodovias, em um investimento total de mais de 3 bilhões de reais.

As Camaras de Industria e Comércio e outras entidades da região, participaram ativamente das audiências públicas visando garantir que obras essenciais fossem previstas e realizadas nos primeiros anos do contrato, como está previsto no edital. O foco é garantir que este termos sejam cumpridos, melhorando o escoamento da produção e a seguram das pessoas que transitam nestas estradas!

Que o novo capítulo da novela pedágios na serra gaúcha tenha um enredo e um final bem mais feliz que os episódios anteriores

Boa semana!

Alexandre Vanin

Analista político, professor e gestor imobiliário. (espaço de coluna cedido à opinião do autor)

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