Opinião

O Brasil terá o maior imposto do mundo

Não é novidade alguma para o brasileiro que temos umas das maiores cargas tributárias do mundo. Por anos a reforma tributária tem sido uma solicitação de várias classes da sociedade. A simplificação do sistema tributário sempre foi um dos pontos chaves. Como no ditado, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura, enfim, a reforma saiu do papel.

Aprovada no Senado, volta para a câmara para nova apreciação. Tudo indica que logo será votada e promulgada. Apesar de todas dúvidas que ainda pairam sobre a reforma, o boato de que o Brasil terá oficialmente o maior imposto do mundo já é admitido timidamente pela equipe econômica. O IVA brasileiro poderá passar de 27,5% ultrapassando a Hungria (27%) e ficando bem acima da média dos países da OCDE que é de 19%.

Muitos agentes de mercado vêem com bons olhos a simplificação que a reforma traz. Mas para o brasileiro o que importa é quanto vai custar.  De fato, talvez não tenhamos um aumento da carga tributária, apenas ficará evidente quanto paga-se de imposto atualmente.

Está prevista uma remodelação da carga tributária, aumentando o peso dos impostos sobre o setor de serviços. Além disso, haverá uma concentração da tomada de decisão no governo federal. Pois os governos estaduais, pelo que tudo indica, perderão a autonomia de decidir sobre seus impostos.

A gana do governo por mais arrecadação tem sido recorrente desde a tomada do poder. A equipe econômica tem se concentrado apenas em aumentar a arrecadação através de mais impostos e menores benefícios fiscais. O assunto corte de gastos tem sido matéria proibida no governo. Mesmo com toda cede, o leão pode ficar sem água, pois a arrecadação do governo vem caindo ao longo de 2023. A pergunta que fica no ar é: mais impostos significam maior equilíbrio fiscal?

Pois bem, enquanto a reforma tributária pode sim significar um avanço para o país pela suposta simplificação que ela pode trazer, os ajustes das contas do governo estão sendo feitos apenas no lado da arrecadação e podem penalizar o crescimento da economia do país no longo prazo. Porque o brasileiro não consegue suportar uma carga tributária que cresce a cada dia para financiar os gastos do governo, é insustentável. Portanto, mais impostos no estágio do Brasil significam, em última análise, menor arrecadação, menor crescimento econômico, menos empregos e menos riqueza para o país.

Leonardo B. Piveta

Mestre em Economia, Engenheiro Mecânico e Assessor de Investimentos da X10 Investimentos. Contato: leobpiveta@gmail.com - @leobpiveta - (espaço de coluna cedido à opinião do autor)

Recent Posts

Veja os resultados das loterias desta quarta-feira (30)

A Quina, a Lotomania, a Super Sete, a Lotofácil, Dupla Sena e a +Milionária foram…

6 minutos ago

Prazo para pagamento do IPTU 2025 com desconto é prorrogado em Bento Gonçalves

Contribuintes podem fazer o pagamento em cota única com 10% de desconto ou optar pelo…

43 minutos ago

Aos 116 anos, morre a gaúcha Irmã Inah, a pessoa mais velha do mundo

Nascida em 8 de junho de 1908, Inah era considerada a pessoa mais velha do…

1 hora ago

Sindicato propõe modernização da Codeca com foco em sustentabilidade e valorização dos trabalhadores em Caxias do Sul

Representantes do SINDILIMP destacam necessidade de investimentos, nova estrutura organizacional e parque de máquinas menos…

1 hora ago

Leite afirma que prioridade é a reconstrução do RS, mas sem abrir mão de candidatura à presidência

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan Porto Alegre 90.7 FM, emissora do Grupo RSCOM, governador…

2 horas ago

Prédios públicos, pórticos e monumentos de Caxias do Sul vão receber iluminação cênica

Ação faz parte do contrato da PPP da Iluminação que prevê a implantação de iluminação…

2 horas ago

This website uses cookies.