Categories: Opinião

Lula gritou truco para o Banco Central

Na época de universidade, existia sempre um tempo sobrando para jogarmos truco com os colegas no bar. O truco é um jogo interessante pela possibilidade de blefar. Sem nenhuma carta na boa na mão, a forma como é feito o desafio e o momento da partida podem fazer uma mão fraca se transformar em uma mão vitoriosa. Obviamente, tínhamos um blefador compulsivo no grupo, o famoso mentiroso. Nas primeiras vezes até que ele se dava bem e ganhava, depois sofria, pois ninguém acredita mais nos seus blefes, sua principal técnica não surtia mais efeito.

Os ataques constantes de Lula e seus aliados ao presidente do Banco Central são entre outras coisas um blefe. Porque não existe um plano para melhorar a convergência da inflação para o centro da meta. Muito pelo contrário, o que se fala é em afrouxar a meta de maneira que uma política monetária mais expansiva possa ser adotada. Ouso dizer que a intenção poderia ser controlar a única instituição que não está sob influência do partido.

Embora o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto tenha sido escolhido o melhor banqueiro central de 2022 e a inflação do Brasil esteja abaixo de vários países desenvolvidos, vemos uma pressão demasiada e infundada para que políticas econômicas e monetárias que não deram certo na Venezuela, Turquia e, mais recentemente, na Argentina sejam adotadas.

Os agentes de mercado, por sua vez, acompanham aflitos todos esses ataques e principalmente as conseqüências da interferência política no Banco Central, que por lei deveria ser independente, pode causar ao bolso dos trabalhadores brasileiros.

Pois bem, essa disputa desconfigura todos alicerces de expectativas para os próximos anos. De fato, Lula gritou truco e usa seus aliados na política e nas redações para aumentar a pressão. Alterar uma política monetária que está dando certo por outra que sequer é explicada de maneira minimamente técnica poderá causar muitas incertezas, derrubar os mercados afetando a economia real e, por fim, causar desemprego e pobreza. Esperamos que a sensatez econômica seja mantida pelo governo e que possamos ter uma economia mais sólida.

Leonardo B. Piveta

Mestre em Economia, Engenheiro Mecânico e Assessor de Investimentos da X10 Investimentos. Contato: leobpiveta@gmail.com - @leobpiveta - (espaço de coluna cedido à opinião do autor)

Recent Posts

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

1 hora ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

2 horas ago

Prefeitura de Caxias do Sul apresenta balanço de ações realizadas após um ano das enchentes

Dos R$ 20 milhões utilizados para recuperação da cidade, mais de R$ 10 milhões são…

2 horas ago

Ambulatório Trans completa um ano de atendimento especializado em Caxias do Sul

O serviço já soma 990 atendimentos neste primeiro ano de atuação na cidade

3 horas ago

Caxias vence o Guarani, entra no G-8 e segue 100% como mandante na Série C

Jogo marcou a estreia do técnico Júnior Rocha no comando grená

3 horas ago

Confira o resultado das loterias desta segunda-feira (28)

Foram sorteados os prêmios da Quina, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena e a Super Sete

3 horas ago

This website uses cookies.