Opinião

Internet – a volta do tribunal da inquisição

Em 22 de junho de 1633 o astrônomo Galileu Galilei, considerado um dos mais brilhantes físicos da história, recebia sua sentença diante do Tribunal da Inquisição, sendo condenado por heresia, pois manteve a afirmação de que a terra gira em torno do sol, concordando com Copérnico e sua Teoria do Heliocentrismo. Permaneceu preso até sua morte. Este pensamento dominante do passado acabou sendo esclarecido e modificado pela ciência, onde uma metodologia foi empregada para contrapor as ideias religiosas dominantes.

Contudo, nos dias atuais, com o advento das redes sociais que facilitam a propagação de opiniões novamente surge um pensamento semelhante, o terraplanismo. Através de uma pesquisa realizada em 2019 ficou constatado que 7% dos brasileiros acreditam que a terra realmente é plana.

Servindo-se destas pessoas, um grupo de oportunistas com viés político e interesses difusos transformaram as redes sociais num verdadeiro “Tribunal da Inquisição”, condenando a todos que se opõem aos seus propósitos de domínio. Inclusive atacando os meios de comunicação contrários aos seus interesses, com objetivo de trazer confusão ao imaginário social daqueles menos esclarecidos.

Séculos se passaram, mas os meios empregados continuam os mesmos e usam as palavras do Evangelho para centralizar sua tentativa de convencimento. E um número maior de pessoas soma-se aos “terraplanistas” – os religiosos devotados.

Não esquecendo que aquele Tribunal do passado somente poderia executar sua sentença com o apoio das forças do exército, que eram muito bem pagos pela igreja para realizar a tarefa. Então elocuções como “em nome de deus e contra a corrupção” foram e são usados para também captarem os defensores desta ideologia.

O objetivo destas proposições é advogar em nome da ciência, da verdade e das palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda levar a uma reflexão de como as reminiscências do passado permanecem e continuam a comandar nossos passos e principalmente que devemos crer em Deus sempre de forma racional, dando as mãos. Onde a ciência dos homens representa uma mão e a fé, a outra. E, para que ocorra o equilíbrio da verdadeira fraternidade, é necessário o entrelaçamento das duas, como a terra e o céu, o espírito e o homem, o medicamento e o passe, para a verdadeira evolução social.

Contudo, cada um de nós possui um tribunal em seu íntimo, ficamos vinculados à jurisprudência que defendemos onde, sempre, acabamos por ser vítima sentenciada pela lei de causa e efeito.

Escrito por Mauro Falcão, em 25.06.2021 para o Portal Leouve e Tábuas da Verdade.

Mauro Falcão

https://maurofalcao.com.br/

Recent Posts

Caxias do Sul organiza ‘Caravana da Saúde a Brasília’ para ampliar número de leitos

O grupo será composto por representantes do Executivo, Legislativo e entidades representativas e assistenciais do…

7 minutos ago

O Mistério Do Conclave: Entre O Visível E O Invisível

Que os cardeais lembrem: não estão escolhendo apenas um administrador, mas um farol para a…

16 minutos ago

Com chave de ouro, ‘Menino do RH’ e Top Of Mind, ARH Serrana comemora 37 anos

O encerramento acontece nesta terça-feira (6) no auditório da CIC Caxias, com o stand-up do…

29 minutos ago

Joaquim Fronza, de Bento Gonçalves, conquista bicampeonato gaúcho de kart em Vacaria

Victor Loose, de Carlos Barbosa, garantiu o vice-campeonato, destacando a Serra Gaúcha na competição

42 minutos ago

Duas mulheres são presas com 89 kg de maconha na BR-470, em Bento Gonçalves

A droga estava escondida no porta-malas de um carro com placas de Porto Alegre; as…

1 hora ago

Acusado de incendiar casa da ex-companheira em Farroupilha é preso em Porto Alegre

Indivíduo, de 44 anos, cometeu o crime na madrugada do dia 13 de abril

2 horas ago

This website uses cookies.