Em 1994, meu primeiro vestibular foi na Ufrgs, para o primeiro ano do curso de engenharia de materiais, desde aquela época, não me conformava com a clássica tabela periódica que estudávamos na época. Talvez fossem poucos materiais para um mundo tão grande e cheio de possibilidades. Mas cabia ao homem: “Brincar um pouco de Deus, com a própria inteligência que lhe foi dada para que surgissem, novas formas de materiais e ligas e novos derivados dos materiais já existentes. E não é que nos últimos tempos, seja por muita pesquisa ou até por vezes acidentalmente, que o homem acaba sempre fazendo algumas descobertas muito interessantes!
Eis que Andre Geim e Konstantin Novoselov frequentemente realizavam ‘experimentos às sexta à noite’ – sessões em que eles experimentavam ciência experimental que não estava necessariamente ligada a seus empregos diurnos.
Numa sexta-feira, os dois cientistas removeram alguns flocos de um pedaço de grafite com fita adesiva. Eles notaram que alguns flocos eram mais finos do que outros. Separando os fragmentos de grafite repetidamente, eles conseguiram criar flocos com apenas um átomo de espessura. O experimento deles levou ao isolamento do grafeno pela primeira vez.
O “Graphene” ou grafeno trata-se do material mais leve, mais forte, mais fino e melhor condutor de calor – e eletricidade já descoberto. E se acreditarmos no “hype”, ele promete revolucionar tudo, desde a computação até pneus de carro e células solares, baterias de carros elétricos e de celulares materiais esportivos, e aplicações das mais diversas na indústria e na eletrônica
Em dezembro de 2020,Com o lançamento da Semana Nobel os pesquisadores, Andre Geim e Konstantin Novoselov se encontraram novamente para refletir como foi a conquista e descoberta do grafeno, que na época que receberam o Prêmio Nobel de Física.
Em suas próprias palavras, esses dois físicos brilhantes descrevem como sua abordagem inovadora ‘falhe rápido, aprenda rápido’ para a experimentação levou a uma das descobertas mais importantes na ciência moderna, como a pesquisa do grafeno continua a desafiar as teorias estabelecidas na física e como, na aplicação formas, materiais 2D estão agora em um ponto de inflexão na comercialização de produtos.
O que é esse material estranho ainda e notável ao mesmo tempo? Vamos olhar mais de perto!
O grafeno é uma única camada de grafite. Sua estrutura sólida e cristalina é 2D, bidimensional, ‘camadas únicas de átomos até alguns poucos nanômetros, . Para se ter uma ideia do que isso significa, são necessárias 3 milhões de camadas para termos um único milímetro de grafeno.
A Marcopolo pretende, até o final deste ano, iniciar testes com a aplicação do grafeno em novos componentes de ônibus. O objetivo é reduzir o peso total do veículo e ampliar e garantir a resistência estrutural, como a possibilidade de utilização e introdução em veículos de motorização 100% elétrica ou híbrida que está ocorrendo na indústria automobilística mundial.
Samsung, Apple a briga agora é pelo grafeno e suas patentes
Na última década, as pesquisas com grafeno aumentaram de tal forma que várias corporações começaram a registrar inúmeras patentes ligadas ao material. E não é para menos: o grafeno é como uma versão “high-tech” do plástico filme, sendo mais fino, mais forte e mais flexível que as tecnologias atuais. Além de conduzir eletricidade e ser transparente, o componente pode ser aplicado em superfícies de tablets e smartphones para transformá-las em telas sensíveis.
Fonte:
https://www.graphene.manchester.ac.uk/learn/discovery-of-graphene/
https://exame.com/ciencia/35-usos-que-mostram-porque-o-grafeno-e-algo-revolucionario/
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/2020/05/04/grafeno-pode-ser-opcao-para-reducao-de-peso-nos-onibus/
https://luidysuporte.wordpress.com/2014/10/23/samsung-apple-a-briga-agora-e-pelo-grafeno/
Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…
Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…
Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…
Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…
Campus do Instituto Federal será instalado em uma área de 16 hectares, com acesso pela…
O evento teve como foco a apresentação do diagnóstico inicial da região e a participação…
This website uses cookies.