Opinião

Foi Enquanto Durou

Todo mundo sabe, o fim de uma coisa é também o começo de outra, e a história da Dona Olga vai recomeçar aqui.

Enquanto a família montava um circo de suposições do porquê de o Seu Ernesto ir embora depois de 50 anos de casados, tentando tomar decisões como se Dona Olga não estivesse presente, ela pediu que todos fossem embora “já que amanhã é segunda-feira, dia de faxineira.”

Acalmou todos dizendo que só queria acordar cedo e, por enquanto, continuar a vida como se nada estivesse acontecendo. Todos se despediram dizendo que “qualquer coisa é só ligar que a gente vem na hora.”

Olga, aliviada por ficar finalmente sozinha, foi procurar um sentido para aquilo tudo, e resolveu começar procurando o que afinal o Ernesto tinha lido.

Procurou nos livros de cabeceira, na sala, no banheiro dos fundos, até que chegou no computador do escritório, mas nada. Olhou pra impressora, com a capa de couro jogada de lado, o que chamou sua atenção. Se aproximou e pegou a folha impressa, que continha a “Canção da mais alta torre”, de Arthur Rimbaud. Leu, releu, e começou a chorar, copiosamente.

Lembrou de quando conheceu Ernesto, muito tímido e sério. Namoraram e logo casaram. Tia Lucinha, a irmã solteira do seu pai, foi contra. Dizia que Olguinha era muito inteligente e teria um futuro de verdade se não casasse e se dedicasse à sua carreira. Até o filho mais velho nascer, os dois trabalhavam, mas Olga logo largou o emprego para dar conta dos filhos, da casa e do Ernesto, que a exibia com orgulho pelos seus dotes de decoração, limpeza e organização. As reuniões das datas comemorativas ou com amigos eram sempre na casa deles, pois Ernesto não gostava de ir à casa dos outros, e Olga cozinhava como ninguém.

Mergulhada nas lembranças, reviveu o dia em que a mãe e a sogra, sentadas na sala enquanto Olga servia, limpava e cuidava das crianças, criticaram a sua aparência, pois “a esposa deve estar sempre tão impecável quanto a casa e as crianças”. Olga mal tinha tempo de terminar suas tarefas domésticas, cuidar de si mesma, então, nem pensar. Mas Ernesto se juntou a elas, dizendo que Olga já tinha sido muito mais bonita e atraente quando trabalhava fora, coisa que dá muito mais trabalho do que ficar o dia inteiro em casa, não é mesmo?

Naquele momento, Olga se tornou a Dona Olga, perfeccionista e incansável na arte de cuidar e agradar aos outros.

Pensou no dia em que falou para o marido, com os filhos já adolescentes, que tinha vontade de voltar a trabalhar, recebendo a resposta de que ela já não conseguiria voltar para o mercado de trabalho, muito menos alguém saberia cuidar da casa, dos filhos e do marido com tanta perfeição como ela, depois de sua mãe, claro.

Voltou a pensar na mãe e na sogra, mulheres fortes e cheias de talentos, mas que passaram a vida obedecendo ao mestre da casa, arrumando, servindo e cuidando. Dos outros.

Nesse momento, Olga parou de chorar e sentiu um alívio imenso. Finalmente poderia não ser mais perfeita nem sofrer a exigência de ser perfeita e a guardiã não eleita da casa e da família. Lembrou das aulas de surf e canto que sempre quis fazer, e das viagens para a praia com as amigas que ela sempre evitou.

Sorriu, riu e agradeceu ao Ernesto em voz alta, por ter sido tão indelicado e honesto, fazendo com que ela não perdesse mais a vida.

O passarinho que saiu voando nunca notou que a gaiola sempre esteve aberta e, agora que ele se foi, a gaiola também estava livre.

Anna Tscherdantzew

Vive entre Florianópolis, Califórnia e Caxias do Sul. Designer, publicitária, gestora e redatora de conteúdo web, produtora e viajante profissional. Escreve de tudo um pouco pra se divertir e economizar na terapia. Também faz o melhor pudim de leite das Américas. Espaço cedido à opinião da autora.

Recent Posts

Professor do Amanhã, UCS disponibiliza cinco vagas do programa em Bento

Licenciaturas em Matemática e Geografia estão contempladas e as inscrições encerram dia 29 de abril

24 minutos ago

Comércio de Caxias do Sul pode atender apenas com proprietários no feriado de 1º de maio

A decisão compreende, ainda, as cidades de Antônio Prado, Flores da Cunha, Nova Pádua e…

27 minutos ago

Começa fase de instalação do cercamento eletrônico de Arroio do Sal

Pórtico de entrada da cidade e a Praça da Emancipação, no Centro, foram os primeiros…

57 minutos ago

Abertas as inscrições para o Bolsa Atleta 2025 em Bento Gonçalves

Com investimento de R$ 300 mil, programa da Prefeitura incentiva atletas de modalidades olímpicas e…

1 hora ago

IPHAN aprova a instalação da locomotiva na Estação Férrea, em Caxias do Sul

Com o parecer técnico favorável, a locomotiva deverá ser trazida de Canoas a Caxias no…

2 horas ago

Paulinho Belusso celebra aniversário com show e gravação de clipe em Bento Gonçalves

Cantor reúne fãs, amigos e familiares neste domingo (27), no Vale dos Imigrantes, para celebrar…

2 horas ago

This website uses cookies.