Opinião

Flores da Cunha realiza Jantar de Coroação das Embaixatrizes da 15ª Fenavindima

O Jantar de Coroação das Embaixatrizes da 15ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima ocorreu no último sábado (3). Na oportunidade, o evento reuniu famílias, entidades e comunidade, totalizando mais de 500 pessoas no Salão Paroquial de Flores da Cunha.

Durante a atividade, foram apresentadas as coroas que serão usadas pela rainha e pelas princesas da Fenavindima que se inicia. O atual trio, da rainha Fernanda Molon Andreazza, e das princesas Júlia Dondé e Sabrina Variani, foi quem apresentou as peças (saiba mais sobre elas abaixo).

Mas o momento que conferiu mais emoção à noite foi a entrega oficial das faixas e das tiaras às postulantes ao título de rainha e princesas da Fenavindima 2024. Pais, irmãos, avós. Foram eles, representando toda a comunidade, que coroaram e valorizaram suas embaixatrizes. A tiara, que passará a fazer parte dos encontros e eventos das embaixatrizes, é uma miniatura delicada e discreta que leva as características das coroas do trio.

O momento foi uma ação da Comissão Social da 15ª Fenavindima, criado principalmente para valorizar o papel das embaixatrizes com protagonistas do início da festa. São elas que já promovem culturalmente as comunidades, entidades e, acima de tudo, representam as mulheres florenses em sua beleza, cultura e valores.

A escolha da corte será no dia 19 de agosto, abrindo assim oficialmente a divulgação da festa que terá programação de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024. Os ingressos para a data começam a ser vendidos em breve.

Sobre as coroas do futuro trio

As coroas da rainha e princesas da 15ª Fenavindima foram desenhadas com exclusividade pelos membros da comissão estratégica da festa, Vivian Schiavenin e Samuel da Silva, e enaltecem a uva, fruta que simboliza, na cultura popular, prosperidade, fartura e fertilidade, sendo associada frequentemente a festas, celebrações e alegria.

O conjunto conta com pedrarias em diferentes tonalidades que representam as variedades de uva plantadas na região, e formas orgânicas que transmitem ao adereço conforto, sensibilidade e movimento. Os pontos de luz em forma de flores simbolizam a beleza, a perfeição, o amor e a alegria.

Conforme a organização do evento, as coroas foram confeccionada em metal cravejado com pedras de zircônia, strass svarovski e pedras em vidro, sendo folheadas em ouro 24 quilates. A fabricação manual do projeto demorou cerca de um mês, ficando a cargo da Joias Sena, de Guaporé.

__

Lucas Brito

Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-graduação em Educação e Cultura (UERGS) e Jornalismo Cultural (UERJ)

Recent Posts

Justiça condena empresa terceirizada por manter 210 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves

Fênix Serviços e seus proprietários devem pagar R$ 3 milhões em indenização; valor total em…

30 minutos ago

Caxias do Sul: concurso à Corte da Festa Nacional da Uva 2026 tem 12 candidatas inscritas

O concurso será realizado no dia 23 de agosto; confira o nome das candidatas e…

1 hora ago

Acidentes deixam três pessoas feridas na Rota do Sol, em Caxias do Sul

A tarde desta terça foi marcada por dois acidentes em sequência na RSC-453 (Rota do…

1 hora ago

IPVA 2025 vence nesta quarta-feira (30) no Rio Grande do Sul

Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…

3 horas ago

Bento Gonçalves registra morte e mais dois casos de meningite em abril; Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

3 horas ago

Horóscopo para quarta-feira, 30 de abril: um dia para enxergar além do óbvio

O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…

3 horas ago

This website uses cookies.