Opinião

Exercícios e porque nossas metas não dão certo

Todo final de ano temos o hábito de organizar novas metas… E então termina o novo ano e repetimos o ciclo novamente. Um estudo mostrou que 80% das resoluções de ano novo são abandonadas no início do mês de fevereiro.

Recentemente eu escrevi sobre as metas e expectativas para 2022, principalmente no que se diz respeito a cuidados com a saúde e dedicação aos objetivos pessoais. Naquela coluna, expus um passo a passo que é capaz de auxiliar as pessoas em um considerável percentual na organização e alcance desses objetivos. Agora, a vivência do meu dia a dia está me trazendo aqui hoje para conversarmos sobre os tantos erros cometidos ao traçar esses objetivos e atitudes que vão contra as suas conquistas.

Vamos lá! Grande parte da população que não consegue atingir seus objetivos são vítimas de um erro muito comum: traçar metas irreais. Ou seja, objetivos inatingíveis, falta de paciência e programação, o que gera baixa autoestima, estagnação, sensação de perda de tempo e consequentemente, a desistência. Definir diversas metas também não é uma boa ideia, exigir muitas mudanças e resultados num determinado período de tempo, levando muitas vezes ao fracasso da realização destas.

E já que os cuidados com a saúde estão no topo da lista da população, precisamos compreender como tornar isso alcançável sem tantas dificuldades e sem ter que procrastinar ou colocar como meta mais uma vez para o ano seguinte.

O mais habitual e mais grave erro que cometemos quando a isso, é sair de um costume e hábito totalmente extremo para outro, o famoso 8 ou 80, sabe? Em dezembro de 2021 eu era sedentário, não sabia nem o que era subir as escadas do meu prédio e tinha péssimos hábitos alimentares, um sono sem qualidade e um organismo totalmente adaptado a esse estilo de vida. Agora, em janeiro de 2022, eu pratico exercícios de intensidade considerável todos os dias e faço uma alimentação completamente restrita, as vezes até jejum, ouvi por aí que emagrecia muito, ou alguns dias também como só umas frutinhas e salada…

Agora, leia o parágrafo anterior novamente e me responda: quais as chances de isso der certo? Ou melhor, por quanto tempo isso seria sustentável?

Precisamos urgentemente estudar sobre hábitos saudáveis! Compreender o nosso corpo, o que vai ser benéfico e vantajoso, e que irá de fato nos auxiliar a mudar aos poucos, com muita paciência e constância, começado devagar e progressivamente, constituindo um novo estilo de vida que seja para a VIDA! Por termos compreendido de verdade o quanto somos importantes e o quanto devemos cuidar da nossa saúde e deixar somente a estética de lado. A partir daí, tenho certeza que todo os seus objetivos, mesmo que inicialmente eram apenas emagrecer uns quilinhos ou melhorar o físico, serão atingidos, mas já nem serão mais os objetivos principais, e sim a consequência de bons hábitos como rotina.

Redação Leouve

Recent Posts

Identificado motociclista encontrado morto após acidente na ERS-444, em Bento Gonçalves

Homem de 34 anos foi localizado em um córrego no Vale dos Vinhedos; causas do…

16 minutos ago

Sem Volta Para o Futuro

Não vamos mentir, a gente ama e odeia a tecnologia.

24 minutos ago

Lagoa do Parque Oásis receberá mutirão de limpeza em Caxias do Sul

População da região tem reclamado do forte odor vindo da água e a preocupação com…

43 minutos ago

Cardeais se reúnem no Vaticano para o conclave que escolherá o novo papa

O isolamento já começou: os sinais de telefonia serão cortados para impedir qualquer influência externa

1 hora ago

Empresárias são homenageadas na 21ª edição do Mérito Empreendedora da CIC Caxias

Evento reconheceu quatro líderes femininas nas áreas da indústria, comércio, serviços e educação em noite…

2 horas ago

Gato pode mesmo tomar leite? Descubra os riscos e benefícios

Durante muito tempo, a imagem clássica de um gatinho lambendo um pires de leite ficou…

3 horas ago

This website uses cookies.