Opinião

Biden e a negação da verdade econômica

Com toda certeza a grande maioria das pessoas em algum momento quando crianças usaram o par ou ímpar para decidir alguma disputa. Em meu caso, normalmente, era para saber quem iria ficar com aquele que melhor jogava bola e depois para decidir quem ficava com o pior. Por vezes, quem perdia pedia a melhor de três ou dizia que escolheu par ou invés de ímpar. Então, a rivalidade começava ali, ninguém queria perder. Quando o jogo era na rua, comumente durava até a bola cair na casa da vizinha que recolhia a bola e gritava: “vou contar para os pais de vocês”. Bons tempos.

Eu sempre achei que isso fosse coisa de criança. Mas quando cresci e conheci a política, descobri que o modus operandi dos políticos é esse. Negar a verdade e quando não puder negar, torna-se a verdade em mentira. Em certo momento, pensei que esses tipos de manipulações grotescas apenas acontecessem em países como Venezuela, Argentina, Brasil. Eu me enganei. Com a tomada do poder pelos Democratas nos Estados Unidos vejo a mesma técnica sendo utilizada. Surpreende de certo modo a naturalidade com a qual a verdade é negada pelos que estão na Casa Branca, mas não espanta visto que seguem a mesma linha ideológica de outros governos e partidos existentes na América Latina.

Os dados do PIB americano do segundo trimestre deste ano apontaram mais uma queda de 0,9%. Em conjunto com a queda no primeiro trimestre. A economia teria entrado em recessão. Eu digo teria, porque, segundo a Casa Branca, duas quedas trimestrais consecutivas não determinam mais uma recessão, são antiquadas a partir do momento que a nova definição foi determinada pela própria Casa Branca[1]. Acrescenta-se o fato de que a Secretária do Tesouro afirmou que uma queda na economia seria benéfica.

Não é a primeira vez que a realidade é negada. O movimento que o partido do Presidente Biden vem fazendo já tentou censurar qualquer informação através da criação de uma espécie de ministério da verdade, romanticamente batizado de Conselho da Desinformação. Soma-se ainda a nova definição de inflação largamente utilizada pelos políticos, como sendo apenas o aumento dos preços.

Essas atitudes são punitivas para o povo, pois mostram que o governo não está preocupado em controlar a inflação e em fomentar o crescimento econômico. Além disso, como se trata da maior economia do mundo, estas politicagens afetarão várias economias. As expectativas de crescimento vêm diminuindo e este tipo de atitude joga mais pessimismo no mercado.

Leonardo B. Piveta

Mestre em Economia, Engenheiro Mecânico e Assessor de Investimentos da X10 Investimentos. Contato: leobpiveta@gmail.com - @leobpiveta - (espaço de coluna cedido à opinião do autor)

Recent Posts

Juventude vence o Fluminense e fica a um ponto do líder no Brasileirão Sub-20

Time alviverde fez 2 a 0 sobre os cariocas

4 minutos ago

1º de Maio será de tempo firme e temperatura agradável no RS

Maio deve ter chuva abaixo da média, segundo a MetSul

1 hora ago

Sepultamentos de quarta (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

2 horas ago

Cozinha Viva: Frango à parmegiana

Frango à parmegiana crocante com molho de tomate, queijo derretido e manjericão. Uma receita irresistível…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 01 de maio

Hoje é o Dia Mundial do TrabalhoO santo do dia é São José Operário. A…

2 horas ago

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

8 horas ago

This website uses cookies.