Turismo

Largo da Estação em Caxias do Sul receberá locomotiva turística e histórica

Uma comitiva de Caxias do Sul esteve em Canoas nesta terça-feira (18) para conhecer a locomotiva que será integrada ao complexo revitalizado do Largo da Estação Férrea. O patrimônio, pertencente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi doado oficialmente ao município por meio de um termo registrado pelo órgão federal. A locomotiva está atualmente nas dependências da Ulbra Canoas, onde permaneceu nos últimos 20 anos.

Durante a visita, o grupo conheceu a locomotiva, verificou seu estado de conservação e discutiu os próximos passos para sua transferência e restauração, alinhando detalhes sobre a viabilidade logística para que o equipamento possa ser instalado em Caxias do Sul.

Com cerca de 80 toneladas, a locomotiva a vapor foi fabricada em 1921 pela ALCO (American Locomotive Company) e chegou ao Brasil pelo Porto de Rio Grande. Três modelos iguais vieram para o país, um deles circulou na linha entre Caxias do Sul e Montenegro. O patrimônio será um importante atrativo turístico e cultural, resgatando a memória ferroviária da cidade e valorizando o patrimônio histórico.

Integrante da comitiva, o prefeito Adiló Didomenico ressaltou a relevância histórica da locomotiva para o município e sua conexão com o passado ferroviário da cidade. 

“Estamos conhecendo a locomotiva que possivelmente estará retornando para a sua casa, já que um modelo igual a esse circulou na linha entre Caxias do Sul e Montenegro. Não há garantia de que tenha sido exatamente essa, mas como para a região vieram três locomotivas iguais, é muito possível que essa também tenha sido utilizada. Para nós, isso tem uma importância histórica muito grande, além do impacto no turismo, já que ela será instalada em um local privilegiado: a Estação Férrea de Caxias do Sul, junto a toda a parte ferroviária. E foi graças ao trem que Caxias foi elevada à categoria de cidade. A chegada da ferrovia, em 1910, foi responsável por um grande avanço no desenvolvimento local”, destacou.

A administração está avaliando meios para a captação dos recursos necessários para a restauração do patrimônio e tornar o atrativo disponível à comunidade o quanto antes. Entre as possibilidades, poderá ser viabilizado por meio de um projeto que deve ser enviado à Câmara de Vereadores autorizando a iniciativa. A expectativa é que a locomotiva seja transportada para Caxias do Sul nos próximos meses.

Diego Pereira

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Ala cirista do PDT quer independência do governo, após saída de Lupi

Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…

4 horas ago

Polícia investiga caso de homem que filmou banho de alunas em universidade de Novo Hamburgo

O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias

5 horas ago

Em jogo polêmico, Internacional perde para o Corinthians no Brasileirão

Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…

6 horas ago

Veja os resultados das loterias deste sábado (03)

A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…

6 horas ago

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

7 horas ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

8 horas ago

This website uses cookies.