Negócios e Mercado

Trabalhadores e indústria da construção e do mobiliário de Bento Gonçalves celebram convenção coletiva com mediação do TRT

Trabalhadores e indústria da construção e do mobiliário de Bento Gonçalves celebraram a convenção coletiva da categoria na última sexta-feira (26), em audiência de mediação conduzida pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins Costa. O encontro ocorreu no Foro Trabalhista de Bento Gonçalves e contou com representantes dos setores.

Mediante a negociação, ficou acordado reajuste salarial de 6% aos trabalhadores a contar a partir de 1° de fevereiro de 2023, com pagamento retroativo. Também haverá antecipação salarial no percentual de 2% na folha do mês de agosto, entre outros acertos envolvendo os trabalhadores e as indústrias do setor.

O desembargador Ricardo Martins Costa celebrou o acordo como forma de evitar a judicialização do conflito coletivo, a partir do diálogo respeitoso entre as partes. Na ocasião, ele destacou a importância do segmento para a geração de empregos e para a economia do município. As negociações iniciaram ainda no mês de fevereiro de 2023.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, Adriana Machado de Assis, afirmou que o TRT-4 teve papel essencial na negociação. “A gente vinha de reuniões e sempre havia um impasse para fechar o acordo. E hoje a gente se sente muito feliz porque graças à intervenção do Tribunal conseguimos fechar a convenção coletiva. Todo mundo saiu ganhando”, disse. Segundo a líder sindical, a cadeia do setor envolve seis mil trabalhadores diretos e responde por 40% do Produto Interno Bruto (PIB) de Bento Gonçalves.

“Foi muito importante o Tribunal vir até a nossa cidade para todo mundo poder chegar a esse acordo. É um momento histórico em que a gente consegue fechar essa convenção coletiva, fazendo o melhor para toda a categoria, tanto patronal quanto dos trabalhadores”, avaliou a presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, Cíntia Cierotti Weirich.

Participaram da audiência o procurador regional Marcelo Goulart, representando o Ministério Público do Trabalho (MPT), os juízes Graciela Maffei e Silvionei do Carmo, do Foro Trabalhista de Bento Gonçalves, além de Rodrigo Trindade, juiz-auxiliar da Vice-Presidência do TRT-4.

Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4)

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Em jogo polêmico, Internacional perde para o Corinthians no Brasileirão

Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…

15 minutos ago

Veja os resultados das loterias deste sábado (03)

A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…

38 minutos ago

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

2 horas ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

2 horas ago

Morador de Taquara é suspeito de abusar de 158 crianças, total pode ultrapassar 700 vítimas

Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul

4 horas ago

Casal é preso por sequestro e extorsão em Venâncio Aires

O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…

5 horas ago

This website uses cookies.